Dicas para escolher o melhor consórcio
Você sabia que o consórcio é uma das maneiras mais seguras de comprar qualquer bem ou serviço de forma planejada, sem entrada e sem juros? Ele é a opção perfeita para quem tem um bom planejamento financeiro, independentemente da idade.
As parcelas e o tempo são definidos no momento da adesão ao contrato, por isso o consorciado não precisa se preocupar com um horizonte em que suas despesas mensais aumentem, o que acaba levando muitas pessoas a desistirem de um financiamento, por exemplo.
Ou seja, o melhor consórcio é aquele que cabe no seu bolso, é suficiente para realizar seus planos e não vai prejudicar o orçamento da família.
Confira abaixo algumas dicas de como escolher o melhor consórcio para você.
Defina a categoria de consórcio desejada
Existem muitas categorias de consórcio disponíveis no mercado. Assim, você pode escolher o melhor consórcio de acordo com o seu perfil, e adquirir um carro, apartamento, fazer uma viagem, ou até aquela cirurgia plástica dos sonhos.
Muita gente não sabe, mas você pode comprar quase tudo que quiser com o consórcio. Desde um trator para os negócios da família até um computador ou tablet para o filho mais novo.
Atualmente, é imensa a lista de produtos e serviços que podem ser adquiridos com consórcio. Alguns exemplos de tipos de consórcios disponíveis são:
Consórcio de imóveis
Você pode comprar uma casa, apartamento ou imóveis comerciais, já construídos ou ainda na planta, pode adquirir um terreno e pode até usar o saldo do seu FGTS para adiantar as parcelas ou dar um lance.
O consórcio de imóveis traz muitas possibilidades e vale a pena avaliar seus planos com atenção para escolher o crédito que melhor se adequar para você.
Consórcio de carro, moto e veículos pesados
Seja para deslocamento pessoal, da sua família, ou para usar um veículo como instrumento de trabalho, as categorias de carro, moto e veículos pesados trazem inúmeras possibilidades.
Até mesmo barcos ou implementos agrícolas podem ser adquiridos com cotas de algumas das maiores administradoras de consórcios do país, sempre sem entrada e com parcelas sem juros.
Consórcio de serviços
Vários tipos de serviços, entre eles tratamentos dentários, festas de formatura, casamento, cirurgia plástica, viagem ou cursos no exterior estão incluídos nesse tipo de consórcio.
Aqui, o crédito é utilizado para contratar a empresa prestadora de serviços.
Consórcio de eletroeletrônicos
Disponível para quem quer comprar tablet, smartphone, computador, videogame e outros eletrônicos.
Encontre uma administradora confiável
Antes de adquirir um consórcio, é imprescindível verificar se a administradora é autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), o que atesta se a instituição está apta a operar.
Em seguida, veja se ela também faz parte da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios, a ABAC.
Nesse caso, você terá a segurança de estar negociando com uma administradora que se compromete a atender aos padrões de confiabilidade exigidos por lei.
Leia também: Como avaliar se um consórcio é confiável
Busque o consórcio que cabe no seu orçamento
Antes de assinar o contrato do seu consórcio, avalie se o investimento não vai ultrapassar 30% da renda bruta mensal da sua família, para que não comprometa o orçamento.
Lembre-se: o melhor consórcio é aquele que não vai prejudicar a capacidade financeira da sua família, mas sim ajudar a realizar seus planos com conforto.
Observe o prazo do consórcio
Não existe um prazo definido para a contemplação no consórcio. Sua carta de crédito só estará disponível para aquisição do bem se você for sorteado ou por meio de lance, e isso pode ocorrer em qualquer momento entre a primeira e a última parcela.
Por outro lado, a oferta de lances pode ajudar a tentar antecipar a contemplação. Para isso, observe a média de lances e contemplados do seu grupo e formule a melhor oferta possível.
Leia o contrato de consórcio com atenção
Agora que você já entendeu melhor sobre os tipos de consórcios disponíveis no mercado, até quanto pode comprometer do seu orçamento e outros pontos de atenção, queremos destacar algo muito importante: fique atento aos detalhes do melhor consórcio para você e leia atentamente o contrato antes da assinatura, tirando todas as suas dúvidas com a sua administradora.
Lembre-se: o consórcio não tem juros e nem entrada. Estamos acostumados a formas de financiamento com juros que vão deixando as parcelas cada vez mais caras, mas com o consórcio isso é diferente.
Ainda assim, fique atento: o consórcio tem algumas taxas importantes, como a Taxa de Administração (que a administradora de consórcios cobra para poder fazer toda a gestão do grupo) e alguns tipos de seguros que normalmente não são obrigatórios.
No entanto, mesmo com essas taxas, na maioria das vezes fica mais em conta fazer um consórcio do que apostar em outras formas de financiamento ou empréstimo.
Confira as regras em caso de desistência do consórcio
Se em algum momento você tiver um imprevisto e precisar desistir do seu consórcio, basta entrar em contato com a sua administradora e solicitar o cancelamento do seu contrato.
Lembrando que você só poderá receber o valor pago, descontadas as taxas de administração, seguro e a multa contratual pelo cancelamento, 30 dias após a conclusão do consórcio.
Ou seja, depois de todos os cotistas serem contemplados, ou caso seja sorteado em alguma das assembleias mensais.
Uma outra opção, caso você tenha pressa para receber de volta o valor pago pelo seu consórcio, é vender a sua cota cancelada. Nesse caso, você receberá em poucos dias, na sua conta, o crédito a que tem direito, mediante a aplicação de uma pequena taxa de antecipação.
Como escolher uma administradora?
Como é possível perceber, antes de definir um plano que atenda a todas suas necessidades, é necessário analisar diversas variáveis para não errar em sua escolha.
No entanto, muitas delas estão relacionadas à empresa que administrará o grupo. Por isso, para ter a melhor experiência possível, é fundamental escolher uma boa administradora de consórcio.
Como um grupo de autofinanciamento pode durar alguns anos, é preciso que a relação entre a empresa e o cotista seja a melhor possível. Por isso, priorize uma companhia que tenha um bom atendimento e que explique de maneira clara todos os detalhes do plano a ser contratado.
Outro ponto a ser considerado é a credibilidade da operadora. Verifique o tempo de mercado da empresa e a satisfação de seus clientes. Para isso, procure junto aos órgãos de defesa do consumidor a existência de reclamações e a forma que ela lidou com esses protestos.
Saber como escolher um consórcio é algo muito importante para quem deseja usar essa modalidade de crédito. Afinal, para não cometer erros, é essencial analisar vários detalhes, desde a credibilidade da administradora, até se o seu planejamento financeiro permite a realização desse investimento.
Caso você tenha se interessado em autofinanciar a realização de seu sonho, conheça o Consórcio Grupo Carbel. Com certeza teremos um plano que atenderá todas as suas necessidades.