qual a melhor forma de comprar um carro? opcoes que cabem no bolso

Qual a melhor forma de comprar um carro? Opções que cabem no bolso

Ter um carro significa muito mais que apenas adquirir um bem. É também sinônimo de liberdade e independência. É também a paixão dos brasileiros e, se você ainda não tem um carro, em algum momento da sua vida vai cogitar a hipótese de ter um. 

Mas qual a melhor forma de comprar um carro? Você também vai se perguntar isso, mesmo porque, uma grande conquista como comprar um carro requer investimento e, consequentemente, planejamento.

Por isso, vamos te contar a melhor forma de comprar um carro e apresentar algumas opções que podem caber no seu bolso.

Para que essa conquista importante na sua vida não vire uma dor de cabeça, continue lendo este texto!

Como comprar um carro


De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), 70% dos brasileiros, até 25 anos, desejam comprar um carro.

Independente da sua faixa etária ou do motivo que te leva a querer comprar um carro ou trocar o que você já tem, é importante que tenha um planejamento para dar o primeiro passo.

Então, antes de procurar pela marca e modelo de veículo que atenda suas necessidades, é necessário que dê uma olhada antes no seu orçamento, assim fica mais fácil definir qual o valor do carro que você terá condições de pagar.

Parece óbvio, mas é muito comum as pessoas não pensarem a longo prazo quando o assunto é realizar um sonho, sem considerar sua realidade financeira e possíveis imprevistos que podem surgir pelo caminho.

Por isso, se atente a esses passos para iniciar sua jornada na compra ou troca do seu carro:

1 - Conheça seus gastos

2 - Economize

3 - Faça um planejamento

4 - Verifique o orçamento


Comprar um carro não é algo que geralmente podemos pagar à vista, dessa forma, faça uma lista de todos os seus gastos, corte o que for supérfluo para evitar gastos desnecessários, e inicie um planejamento, seja para conseguir guardar dinheiro no fim do mês ou para conseguir arcar com um pagamento a longo prazo.

Após ajustar os seus gastos através do planejamento, o próximo passo é verificar o orçamento disponível para realizar a compra de um carro.

Ter mais clareza sobre sua vida financeira, torna mais fácil o processo de escolha sobre a forma como vai pagar sua compra.

Dificuldades para pagar o veículo podem trazer muitos problemas pessoais e financeiros, por isso, é importante verificar as formas de pagamento para garantir a melhor negociação, como pagar menos juros e ter mais conforto para curtir o seu carro novo, sem peso na consciência.

Qual a melhor forma de comprar um carro?


Atualmente existem uma variedade de opções para quem quer comprar um carro e cada opção tem suas características que são destinadas a um perfil de comprador, com opções para todos os tipos de necessidades, gostos e para todos os bolsos.

Aqui, vamos trazer apenas as melhores opções, mas vamos considerar as opções menos vantajosas para que você possa comparar e ter liberdade de escolha, mas não se esqueça de considerar todo o seu planejamento financeiro e procure escolher o que se encaixa na sua realidade.

Consórcio

O consórcio é a opção mais vantajosa considerada por muitas pessoas, e por isso ela é a primeira da lista, logo, a melhor forma de comprar um carro. 

Vamos explicar: no consórcio não há cobrança de juros, apenas taxa de administração que tem um valor bem mais acessível quando você compara com taxa de juros de financiamento e outras modalidades de crédito.

O consórcio funciona com um grupo de interessados em comprar um veículo com o mesmo valor e que, mensalmente, um ou mais participantes desse grupo são contemplados com a carta de crédito para comprar o veículo.

A carta de crédito equivale ao valor que você contratou no consórcio, e o dinheiro não passa pela conta do consorciado, ele é transferido para a concessionária direto pela administradora do consórcio.

Nessa modalidade, você pode ser contemplado por lance, sorteio ou ao final do pagamento das parcelas. Temos um conteúdo completo que te explica mais sobre o que é o consórcio, como funciona e como fazer.

Caso você ofereça um lance, ou seja sorteado, ao receber a carta de crédito e comprar o seu carro, você continua a pagar as parcelas do consórcio até o fim do contrato, pois os demais participantes dependem desse pagamento para também receberem a carta de crédito. 

Existem diversos benefícios ao comprar o seu carro através do consórcio, o principal deles é que o pagamento do veículo é feita de forma à vista, e você terá condições de negociar descontos e ainda usar parte do valor total da carta de crédito para pagar taxas burocráticas, como documentação e até acessórios, se o valor do veículo for menor que o valor da carta.

Para poder comprar um carro através do consórcio, você precisará ter um pouco de paciência até ser sorteado ou quando puder dar um lance maior entre todos os consorciados, mas a modalidade compensa por sua flexibilidade e por não ter a cobrança de juros.

É a única forma de comprar um carro chegando mais próximo ao valor real do veículo que você deseja e a espera vale muito a pena.

Financiamento

Uma das modalidades mais procuradas e praticadas atualmente, o financiamento é oferecido por diversas instituições, como bancos e financeiras das próprias montadoras de veículos. 

A diferença entre o financiamento de bancos e de financeiras próprias, está na taxa de juros, sendo que a de financeiras podem ser menores, considerando que muitas vezes esses juros são subsidiados pelas próprias marcas.

Porém, além da taxa de juros, as operações de financiamento de qualquer modalidade incluem outros encargos, como o IOF e o TAC. Ainda tem a taxa sobre emissão de boletos.

De qualquer forma, se optar pelo financiamento, por ser mais comum, cheque antes o custo efetivo total do financiamento antes de assinar o contrato. Assim você terá acesso a taxa real de juros que será cobrado sobre o valor do financiamento. 

Leasing e CDC


Essas são as opções que, se você quiser pagar o dobro do triplo do valor do carro que deseja comprar, pode considerar.

Isso porque as taxas de juros são bem maiores que a de um financiamento que já falamos.

Leasing é uma espécie de financiamento que funciona como um aluguel do veículo, pois o carro só passará para o seu nome após a quitação das parcelas.

Neste caso, você pode escolher permanecer com o veículo após quitá-lo, ou devolvê-lo. E a única vantagem dessa modalidade é a isenção do IOF, mas quando você coloca no papel as taxas de juros (que não são competitivas como a de um financiamento tradicional), a isenção do IOF fica irrisória.

Além disso, alguns contratos de leasing são pós-fixados, ou seja, as taxas são de acordo com a variação cambial, neste momento de instabilidade da moeda, essa opção é bastante arriscada e pode te causar prejuízo. 

Já o CDC - Crédito Direto ao Consumidor - é uma modalidade de empréstimo pessoal, que também pode ser vinculada ao recebimento do salário ou aposentadoria. As taxas de juros são bem altas, e ainda exige o pagamento de taxa de abertura de crédito e IOF, além de taxas bancárias.

Junte todas essas taxas em um contrato de pagamento de 36 ou 48 meses, que é geralmente a duração de contratos de financiamentos de automóveis, e descubra como essa modalidade é impraticável. 


Esperamos ter conseguido deixar claro a comparação da melhor forma de comprar um carro, considerando outros cuidados como a saúde da sua vida financeira. 

Vale a pena esperar e investir em um consórcio, por exemplo, que se apresenta como a melhor forma de comprar um carro e que não te compromete com uma dívida maior do que o seu orçamento permite.

Para te ajudar na sua jornada de comprar um carro, deixamos disponível uma simulação de consórcio de veículo. É possível fazer a simulação através do valor da parcela que deseja pagar ou o valor total do veículo que deseja comprar. 

Caso tenha alguma dúvida, pode falar direto com o atendimento, através do whatsapp.

O Consórcio Carbel oferece diversas opções de consórcio que cabe no seu bolso, sem juros e sem comprometer o seu orçamento.