consorcio de veiculos: como funciona e como fazer

Consórcio de veículos: como funciona e como fazer

Seja para comprar o seu primeiro carro ou trocar o seu usado, o consórcio de veículos vem sendo uma opção para as pessoas que não podem pagar à vista.

Principalmente com a alta nos juros de financiamentos bancários, o consórcio de veículos pode ser a melhor opção para você comprar o seu carro dos sonhos.

Se esse é um desejo seu também, está no lugar certo! Neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre consórcio de veículos, o que é, como funciona e como fazer um. 

Vamos lá?

O que é um Consórcio de Veículo?

O consórcio de veículos é uma modalidade de crédito que funciona como uma economia colaborativa, muito semelhante à poupança, só que com pagamentos programados e formação em conjunto com um grupo de pessoas interessadas no mesmo bem.

Dessa forma, o grupo de pessoas interessadas em comprar um veículo do mesmo valor e número de parcelas, assinam um contrato em que se comprometem a contribuir com um valor mensal.

A intermediação de todo o processo é realizada por uma administradora de consórcios, que também é responsável por acompanhar os pagamentos.

Benefícios de fazer um Consórcio de Veículos

Para comprar um veículo ou qualquer outro bem de valor alto, é necessário que seja realizado um planejamento para essa aquisição. 

Esse planejamento requer uma pesquisa sobre todas as alternativas para comprar um carro e garantir que você tome uma decisão que te traga segurança, sem impactar de forma mais agressiva no seu orçamento financeiro.

O Consórcio de veículos possui muitas vantagens em relação a outras modalidades de crédito para comprar um carro, como:

Custos mais baixos


Sem a incidência de juros, quem preza pelo custo-benefício com certeza irá optar pelo consórcio. 

No consórcio de veículos, a administradora cobra apenas uma taxa prefixada para gestão do grupo, mas nada comparado ao que você pagaria de juros em financiamentos comuns.


Mais flexibilidade


Depois de ler este conteúdo, talvez você decida procurar um consórcio para avaliar os valores de carta de crédito e parcelas. E temos que te contar que você sempre irá encontrar um consórcio de veículos que tenham parcelas que cabem no seu bolso.

A administradora do consórcio irá oferecer o plano de acordo com suas condições apresentadas a ela, assim, você não terá surpresas indesejadas e pode planejar suas finanças de forma mais segura para nada fugir do seu orçamento.

Além disso, você terá maior visibilidade sobre a data máxima para comprar o seu carro, que pode ser antecipada caso você seja sorteado ou dê um lance vencedor. Mas isso vamos explicar mais a frente.

De qualquer forma, a flexibilidade oferecida pelo consórcio de veículos permite que o seu objetivo de adquirir um automóvel se torne mais fácil de realizar, por um preço justo.


Liberdade no uso do crédito do consórcio


Existem diferentes modalidades de consórcio, desde bens e até serviços. Quando você contrata um consórcio de veículos, por exemplo, a sua modalidade se encaixa em qualquer compra móvel, como motocicletas e embarcações, por exemplo.

Portanto, caso os seus planos mudem com o tempo, você pode conversar com a administradora do consórcio para ajustar o seu plano ao que você deseja, caso o bem que você decida comprar seja de valor maior ou menor do que o inicialmente contratado.

Essa liberdade pode trazer mais tranquilidade para a sua compra, já que é possível fazer alterações caso necessário.


Compra à vista


Compras à vista são mais baratas, certo? Você pode até chorar um desconto quando você tem o valor total para comprar o seu carro à vista.

Com a carta de crédito em mãos, você consegue negociar melhores condições e também arcar com despesas administrativas, como licenciamento e outras burocracias, sem precisar desembolsar esses valores.

Também é possível comprar acessórios para o seu carro com o valor adicionado ao valor total da sua carta de crédito. Ou seja, além de conseguir melhores condições de pagamento, não será necessário mexer no seu orçamento para arcar com mais nenhum pagamento.


Como Funciona um Consórcio de Veículo? 

Diferente de um empréstimo, por exemplo, o consórcio de veículos funciona como uma poupança programada e você não adquire o carro de imediato. 

Portanto, você recebe a carta de crédito, ou seja, é contemplado no consórcio apenas por meio de sorteios, lances, ou ao final do pagamento das parcelas.

Imagine que um grupo de pessoas deseje comprar um carro e tenham interesse em  parcelar em 60 vezes, mas não estão dispostos a pagar juros do financiamento ou empréstimo (e quem está, né?).

Assim, cada membro do grupo de consórcio contribui por exemplo com o pagamento mensal de um valor mais as taxas administrativas por mês, e pode ser contemplado mensalmente com o valor disponível para a compra.


Taxas administrativas


O consórcio de veículos é isento de juros, mas cada integrante do grupo deve pagar a taxa de administração para a administradora do consórcio.

Além disso, há outros encargos, como fundo de reserva, caso ocorra alguma perda por inadimplência do grupo, seguro de vida e outras despesas. Algumas não são obrigatórias, como o seguro de vida, por exemplo. 

O valor da taxa de administração pode variar entre 14% e 20% do valor total contratado.


Contemplação no consórcio de veículos


Como dissemos acima, o participante contemplado no consórcio pode receber a carta de crédito em 3 situações:


Sorteios 


Mensalmente, o grupo do consórcio participa de sorteios e todos os meses, um integrante do grupo recebe a carta de crédito. 


Lances


Os lances geralmente são feitos por quem não deseja esperar ser contemplado no sorteio (que neste caso tem que contar com a sorte para ser sorteado rápido), ou esperar o término do pagamento das parcelas. 

Ele funciona como um adiantamento das parcelas, e quem der o lance maior - quem adiantar o maior número de parcelas, é contemplado.


Ao final das parcelas


Ao quitar todas as parcelas do consórcio, todos os participantes que não foram contemplados por sorteio ou lance, receberão a carta de crédito. 


Carta de crédito de consórcio de veículos


Quando o participante é contemplado por qualquer uma das modalidades citadas acima, ele recebe uma carta de crédito. 

Dessa forma, quando você for contemplado, por exemplo, deverá ir até a loja que deseja comprar o seu carro e apresentar a carta de crédito para pagamento do bem. Todo o pagamento é realizado pela administradora do consórcio.

Caso você escolha um veículo com valor acima da carta de crédito, é necessário realizar o pagamento da diferença.

Mas, se você escolher um veículo mais barato que o valor do seu consórcio, poderá usar o valor que sobrar para quitar as parcelas do próprio consórcio ou pagar despesas como IPVA e/ou seguro do veículo.

Ótimo, né? 

Como fazer um consórcio para comprar um carro?


Para fazer um consórcio de veículos, basta você encontrar uma administradora da sua preferência, que ofereça um plano que se encaixe no seu orçamento e avaliar se o valor da carta de crédito é compatível com o carro que você deseja comprar.

Faça uma pesquisa e identifique administradoras que ofereçam a menor taxa de administração, que possua boa reputação no mercado e que estejam autorizadas pelo Poder Público a funcionar. 

Consulte também avaliação de usuários em redes sociais, reclame aqui e no Google. 

Você pode fazer uma simulação online, para ajudar na sua análise para tomar a melhor decisão. É possível simular escolhendo o veículo, valor do crédito ou da parcela que atenda suas expectativas.


Que tal começar agora? Faça uma simulação no Consórcio Carbel e escolha o seu próximo carro em um dos maiores Grupos Automotivos do Brasil! 

Você também pode entrar em contato com a gente através do Whatsapp, clicando aqui.