o significado do nome das grandes marcas de carros

O significado do nome das grandes marcas de carros

As grandes marcas das montadoras de veículos estão todas presentes no Brasil, seja oficialmente ou através de representantes ou importadores. Essa entrada se deu após a liberação da importação de automóveis, em 1990, no governo do então presidente Fernando Collor.

Seus nomes apresentam diversas origens, contudo, boa parte são os sobrenomes de seus fundadores. Outras tem os nomes formados por siglas, algumas buscam atributos em animais ou em palavras com significados positivos.


MARCAS QUE HOMENAGEIAM SEUS FUNDADORES


FERRARI – Enzo Ferrari

FORD - Henry Ford

CITROËN - André Citroën

PEUGEOT - Armand Peugeot

PORSCHE - Ferdinand Porsche

LAMBORGHINI - Ferruccio Lamborghini

CHEVROLET - Louis Chevrolet (piloto e um dos fundadores da marca)

HONDA - Soichiro Honda

TOYOTA - Sakichi Toyoda. Nesse caso uma pequena variação no nome para atender à uma superstição.

DODGE – Sobrenome dos irmãos fundadores da marca.


MARCAS COM O NOME FORMADO POR SIGLAS


FIAT - Fabbrica Italiana Automobili Torino ou Fábrica Italiana Automobilística de Turim


BMW - Bayerische Motoren Werke ou Fábrica de Motores da Baviera


JEEP – Há duas versões. Na primeira, o nome é uma adaptação ao som da sigla GP (General Purpose ou uso geral) ou seja, veículos para uso geral. Outra versão é que a sigla significa Just Enough Essential Parts, ou algo como nada além das peças essenciais. Ou seja, nada haver com a qualidade dos veículos que a marca fabrica hoje.


MARCAS COM O NOME DE ANIMAIS


PUMA – A antiga fabricante de carros esportivos brasileiros se batizou com o nome de um belo felino.


JAGUAR – A fabricante inglesa de veículos de alta performance também seguiu a linha de felinos, escolhendo o nome do terceiro maior felino do mundo.


RAM – O nome significa carneiro e foi escolhido pela fábrica de pick-ups pesadas do Grupo FCA, o mesmo da Fiat e Jeep, agora renomeada de Stellantis.


COBRA – Nome escolhido para a fábrica de esportivos do antigo piloto americano Carroll Shelby, cujo sobrenome também dá nome a versões superesportivas de carros da Ford.


E AINDA TEMOS


VOLKSWAGEN – Significa carro do povo em alemão. Em sua origem a fábrica visava ser uma fabricante de modelos populares.


NISSAN – nome formado pelas primeiras sílabas de Nihon Sangyo, nome da holding à qual a montadora pertence. Também significa indústria japonesa.


AUDI – significa ouvir em latim


ALFA ROMEO - O nome da fabricante italiana é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.


Seja qual for sua marca de preferência, realize o sonho de um carro na garagem com o Consórcio Grupo Carbel. São inúmeras vantagens como pagamento parcelado, isenção de juros e taxa de adesão, diferente de financiamentos e outras modalidades existentes no mercado.


Acesse a página: consorciocarbel.com.br e  faça sua simulação escolhendo o veículo, valor do crédito ou da parcela que atenda suas expectativas, em seguida converse com os consultores especialistas e realize seu sonho de forma planejada e segura.


Se preferir, peça atendimento por WhatsApp: 31 3429-5130