consorcio ou financiamento: qual e a melhor opcao?

Consórcio ou financiamento: Qual é a melhor opção?

Está em dúvida entre consórcio ou financiamento para comprar ou trocar o seu carro? Não se preocupe, vamos contar sobre os benefícios de cada um para facilitar a sua decisão e acabar de vez com as dúvidas.

Geralmente, quando decidimos comprar um bem de valor mais alto, que não seja possível pagar à vista, uma das escolhas a se fazer é pela forma de pagamento, e as modalidades mais visadas são o consórcio ou financiamento.

É comum ficarmos na dúvida sobre qual é a melhor opção, principalmente pelo custo que as modalidades empregam que vai além do custo real do bem que você quer comprar.

Mas antes de responder sobre qual a melhor forma de adquirir o seu carro, é necessário entender como as duas modalidades de crédito funcionam na prática. Vamos lá? 


Como funciona o Consórcio

Consórcio é quando vários compradores se juntam em um grupo e contratam uma carta de crédito de valor igual e pagam as parcelas necessárias para terem direito ao valor contratado.

A administradora do Consórcio é responsável por gerenciar todo o processo, como administrar o dinheiro e as entregas e, para isso, recebem uma taxa de administração do grupo, o que garante que todos os participantes sejam contemplados e paguem as parcelas em dia.

Benefícios do Consórcio


O Consórcio se trata de um investimento parcelado e acessível, e configura uma ótima opção para comprar bens de alto valor.

Além disso, apresenta os seguintes benefícios:

Poder de compra a vista

Um dos benefícios que mais se destaca é a possibilidade da compra à vista, que te dá o poder de negociar e conseguir descontos muito vantajosos. E isso é possível pois, ao ser contemplado no consórcio, você recebe uma carta de crédito com o valor integral que contratou. 

Sem taxa de juros

Sabe aqueles juros e impostos que são cobrados em financiamentos? No Consórcio você não é cobrado por isso. Não existem juros e nem é preciso que você tenha um valor para dar de entrada, como ocorre no financiamento.

No Consórcio, as únicas taxas com que você terá que arcar são as de administração, fundo de reserva, seguro de vida e outras despesas. Contudo, nem todas são obrigatórias, como o seguro de vida.

Planejamento financeiro seguro

Por ser um investimento a longo prazo, você consegue se programar para o pagamento sem que isso pese no seu orçamento. 

Além disso, você escolhe o quanto quer pagar, pois existem planos de consórcio com os valores mais variados quanto se possa imaginar, e você pode escolher um que esteja dentro da sua realidade financeira.

Mesmo após ser contemplado no consórcio, você continua pagando as parcelas sem que o valor seja alterado ao longo do tempo, a menos que o valor do bem seja reajustado, mas isso irá constar no contrato do consórcio.

Desvantagens do Consórcio

Nem tudo são flores, e para te ajudar no dilema entre consórcio ou financiamento, precisamos listar as desvantagens para que você esteja ciente das condições de cada modalidade.

A desvantagem do consórcio está no prazo para receber o valor contratado para adquirir o bem que você deseja. 

Para isso, você terá que contar com a sorte de ser sorteado ou dispor de um valor para dar um lance e conseguir a carta de crédito mais rápido.

Além disso, há o risco de inadimplência dos participantes, o que pode gerar reajuste de parcelas da mensalidade, trazendo algum prejuízo.

Para evitar que isso ocorra, procure uma administradora de consórcio que seja séria, bem recomendada e esteja na lista da Associação Brasileira de Consórcios (ABAC)

Você pode procurar sobre a reputação da empresa no site Reclame Aqui e em órgãos de defesa do consumidor.

Como funciona o Financiamento

O financiamento é um acordo financeiro realizado entre você e a instituição bancária ou financeira, que libera uma quantia em dinheiro para você comprar o bem.

Existem duas modalidades de financiamento para adquirir um carro: o Leasing e o CDC. No Leasing, o documento do automóvel fica em nome da instituição do financiamento até que você finalize o pagamento.

Já no CDC (Crédito Direto ao Consumidor), após contratar o financiamento, o carro pode ficar em seu nome. 

As duas modalidades apresentam taxas de juros elevadas, se comparar às taxas extras que você pagará em um Consórcio, por exemplo. 

O Banco Central estima que os juros para compra de veículo para pessoa física sejam a partir de 12,66% ao ano. Você pode consultar a tabela de juros de acordo com a financeira no site do Banco Central.

Vantagens e desvantagens do financiamento

O principal benefício dessa modalidade é a compra imediata do bem, assim que o crédito é liberado pela financeira ou banco. 

Algumas instituições financeiras e bancárias financiam o valor total do bem, não sendo necessário dar um valor de entrada. Contudo, o valor final a ser pago pode ser mais elevado, considerando que o valor a ser financiado será maior.

Quando a instituição exige o valor de entrada para o financiamento, este geralmente pode variar entre 10% a 20% do valor do bem, principalmente para a compra de veículo.

Dessa forma, é necessário que o seu planejamento financeiro esteja em dia e que você tenha um valor guardado para arcar com este custo.

Além da taxa de juros e o possível pagamento da entrada, caso você tenha algum problema e não pague o financiamento em dia, você poderá perder o bem adquirido para quitar a dívida.

Uma situação desagradável, pois você perderá todo o valor que já pagou pelo bem e ainda ficará sem ele.

Para evitar isso, certifique-se que o valor das parcelas do financiamento esteja em conformidade com sua realidade financeira e não deixe o planejamento de lado.

Leia também: Qual a melhor forma de comprar um carro? Opções que cabem no seu bolso.


Afinal, consórcio ou financiamento?


Como tudo na vida, há sempre o lado bom e ruim de nossas escolhas, por isso é importante avaliar todos os prós e contras das modalidades de financiamento para que as desvantagens não sejam maiores e você acabe no prejuízo.

E, como você pôde perceber, as duas modalidades de crédito apresentam vantagens e desvantagens. Em suma, não existe uma melhor que a outra, o que deve ser levado em consideração é em qual delas você está disposto a investir, de acordo com tudo que apresentamos aqui.

Se você precisa adquirir um bem com urgência e o alto custo das taxas de juros, muito acima do valor total do bem, não é algo que te preocupa, o financiamento pode ser a melhor opção.

Mas se você não tem pressa e quer fugir das taxas exorbitantes de juros, o consórcio é a opção mais segura. Além disso, você também pode contar com a sorte e ser contemplado no sorteio mais rápido que imagina.

Você só precisa pesquisar bem antes de decidir qual opção vai escolher. Para te ajudar a iniciar essa jornada, que tal fazer uma simulação de consórcio?


No Consórcio Grupo Carbel é possível simular consórcio online de acordo com o valor de parcelas que você pode pagar ou o valor total da carta de crédito que deseja adquirir. Assim você estará ciente do quanto precisará para contratar o consórcio e se vai ser uma boa opção para o seu orçamento.

Você também pode falar com nossos atendentes direto no whastapp e tirar suas dúvidas.