como avaliar se um consorcio e confiavel?

Como avaliar se um consórcio é confiável?

Avaliar se um consórcio confiável é muito importante e deve ser feito com base na administradora que o mantém, pois é a ela que o consorciado precisa recorrer sempre que necessário.

Ela é também quem organiza as assembleias, as contemplações dos consorciados e a liberação do crédito para a aquisição. E, por trás de tudo isso, há algo extremamente importante. 

Para manter o poder de compra do dinheiro que você investe no consórcio, a administradora precisa definir o processo de reajustes, além de administrar os pagamentos mensais de todos os membros dos inúmeros grupos.

Por isso, analisar a confiabilidade de um consórcio e outras informações importantes é essencial para que o seu investimento seja um sucesso.


Primeiro: planeje seus investimentos


Investir de forma planejada é um dos segredos do sucesso. Quando você pensa antes de realizar uma escolha, diminui os riscos de perder dinheiro e sair prejudicado de várias formas. Por isso, é importante avaliar:

  • Os custos envolvidos, incluindo taxas, tarifas e juros;

  • A rentabilidade de cada opção, para ver qual tem melhor retorno;

  • A idoneidade da oferta, avaliando a instituição e os serviços.


Um investimento, na prática, é uma opção de negócio em que você decide usar seu dinheiro. Uma aplicação no mercado financeiro, um consórcio e até um financiamento bancário são investimentos. 

A rentabilidade de um investimento pode ser medida de várias formas: em aumento do patrimônio, solução de outros problemas e em qualidade de vida, por exemplo.

Veja a compra de um carro. Uma pessoa investe em um carro não apenas pensando nos custos, mas em economizar seu tempo livre, seu desgaste físico (já que ela não vai ter que depender do transporte público), entre outros benefícios para a sua qualidade de vida.

Dessa forma, um bom planejamento também evita que você tome decisões equivocadas. 

No consórcio, é sua pesquisa e ponderações que vão determinar:

  • O nível de segurança do retorno;

  • Os custos da operação, que variam entre administradoras;

  • As vantagens e desvantagens que apresenta, quando comparado a outras opções, como empréstimos, financiamentos, entre outros.


No processo de aquisição de patrimônio, o consórcio aparece como uma das opções mais inteligentes. Ao aderir a essa alternativa, você terá todas as vantagens da compra planejada e pagará um preço justo pelo bem. 

O valor da carta de crédito é parcelado integralmente, ou seja, o consorciado não precisa pagar entrada para participar do consórcio.

Além do mais, o consorciado pode definir o valor total da carta de crédito, de acordo com seu objetivo. É possível escolher o valor das parcelas de acordo com as suas condições financeiras e o prazo ideal para a quitação do consórcio.

A questão-chave aqui é o planejamento. Quando você projeta seu futuro, a aquisição de patrimônio deixa de ser vista como uma necessidade (que geralmente é urgente) e passa a ser uma escolha, tomada com calma, sem equívocos e tão vantajosa quanto possível.


Por que escolher um consórcio confiável?


As vantagens que mencionamos só se realizam quando você escolhe um consórcio que é confiável. 

A administradora do consórcio é a responsável por tornar o negócio viável e trazer o melhor retorno possível. Quando você paga a taxa de administração está subsidiando a atuação de especialistas que vão gerenciar todos os processos necessários para que o grupo se mantenha economicamente viável. 

Isso é feito para garantir que, dentro do prazo contratado, todos possam receber e utilizar sua carta de crédito.

O fundo de reserva é um valor que você paga mensalmente, incluído na parcela do seu consórcio, e que serve para cobrir custos eventuais e trazer proteção contra imprevistos. 

A boa administração de cada grupo evita problemas que podem consumir esse saldo e garante que, ao final do período de pagamento, o saldo remanescente volte para os consorciados.

Você pode perceber que a escolha da administradora vai além da questão da idoneidade?

Ela trata também de expertise e conhecimento de mercado e protege seu investimento em vários aspectos. Por isso, não há motivo para pular a etapa essencial de pesquisa.

Como avaliar o melhor consórcio?


Como escolher o melhor consórcio e saber se ele é mesmo confiável? A resposta está nas dicas a seguir e que podem servir como guia na hora de bater o martelo. 

1. Escolha o bem que deseja adquirir e sua faixa de preço


A primeira dica é que você precisa escolher o bem que deseja adquirir, pesquisando as opções, os valores e as formas de pagamento. 

Após definir o que deseja adquirir com o consórcio, será muito importante comparar o que as administradoras têm a oferecer, o que elas têm em comum e quais são os seus diferenciais.

2. Prepare uma lista com as administradoras com maior tempo de mercado e que têm mais expertise de negócios


Faça uma lista de todas as administradoras da região e saiba que é de extrema importância que você analise com calma a reputação das empresas. 

Verifique a idoneidade e limite sua lista de opções buscando mais economia. Não deixe de verificar a reputação e o tempo que elas têm de atuação no mercado. 

Depois, basta escolher aquela que tem mais expertise de negócios.


3. Pesquise a lista de instituições autorizadas a operar no site do Banco Central e veja se essas empresas estão de acordo com a lei


Todas as empresas que desejam prestar serviço como administradoras de consórcios precisam ter a autorização do Banco Central (BACEN). 

Além de ser responsável pelo credenciamento, o BACEN também é responsável por fazer a fiscalização das instituições.


4. Visite as redes sociais das empresas que chamaram sua atenção


Durante a visita às redes sociais, analise o nível de interação com o público e os materiais que as administradoras publicam, pois eles indicam o quanto a organização conhece sobre seu ramo de atuação. 

Não deixe de fazer comparações utilizando simuladores online ou vá diretamente a uma loja.

É importante verificar também o ranking de reclamações no mesmo site. Sem contar que é possível verificar os sites de reclamação, conferir o índice de resposta e o nível de satisfação dos clientes.

Ainda, enquanto estiver verificando as redes sociais, anote todos os dados, pois posteriormente será possível fazer ligações telefônicas, enviar e-mails ou entrar em contato pelo próprio site. 

Dessa forma, além de conhecer um pouco mais da empresa, você também poderá analisar a qualidade do atendimento.


5. Opte pelas administradoras que oferecerem maior transparência na negociação


Avalie com calma todas as informações que a administradora tem disponíveis e opte por aquela que tenha maior transparência, que explique os custos, o funcionamento do consórcio e que passe segurança para realizar o investimento.


Que tal iniciar sua pesquisa fazendo uma simulação online do seu consórcio no Consórcio  Grupo Carbel? É possível fazer a simulação por valor da carta de crédito ou de parcelas que deseja pagar.