Conheça os tipos de seguros de consórcio
Você já ouviu falar em seguro de consórcio? Quando alguém cita esse tipo de serviço, é comum pensar na proteção de nossos bens, como veículo, imóvel e até produtos eletrônicos.
O que muitos não sabem, é que existe uma modalidade de seguro exclusiva para os participantes de consórcio.
Mesmo aqueles que sabem da sua existência, muitas vezes, não conhecem os reais benefícios e como ele pode ser acionado em uma eventual necessidade.
O detalhe é que compreender esses aspectos é fundamental para aqueles momentos em que se tem direito à cobertura oferecida.
Por isso, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre seguro de consórcio para te ajudar a entender melhor esse assunto.
O que é o seguro de consórcio?
O seguro de consórcio é um serviço que garante ao cotista a cobertura no valor do crédito contratado, somado às taxas administrativas previstas.
Ele pode ser acionado na ocorrência de qualquer sinistro previsto na apólice, que costuma incluir morte do titular e acidentes que resultem em invalidez permanente.
Podemos dizer que ele funciona como os seguros de vida normalmente oferecidos quando fazemos operações financeiras.
Em um consórcio, sua contratação é opcional, dependendo do acordo coletivo firmado. Ou seja, se o grupo optar pela inclusão do seguro, ela será válida para todos os seus membros.
Quais são os benefícios desse tipo de seguro?
O grande objetivo de todo seguro é oferecer apoio nos momentos em que enfrentamos adversidades. O seguro de consórcio visa amparar o consorciado e seus familiares em eventos que impeçam a continuidade dos pagamentos das mensalidades.
Imagine o que aconteceria, por exemplo, se o titular de uma cota perdesse a vida ou ficasse sem condições de trabalhar devido a um acidente? Sem a cobertura desse tipo de seguro, é bem provável que essa obrigação ficaria seriamente comprometida, recaindo sobre os membros próximos da família.
Sem dúvida, um transtorno a mais em um momento tão difícil, não é mesmo?
Por outro lado, nos casos em que o plano de consórcio inclui a cobertura de um seguro, a resolução de situações como essa torna- se muito mais fácil.
A indenização prevê a quitação total do consórcio, dando aos beneficiários a tranquilidade de não precisar lidar com uma dívida inesperada.
Tipos de seguros de consórcio
Se você está receoso em investir em uma carta de crédito por conta de alguma adversidade no futuro, vale a pena conferir as opções de seguro. Um dos mais contratados é o seguro prestamista, que realiza o pagamento total ou parcial das mensalidades restantes.
Porém, é importante ficar atento: o seguro de consórcio é diferente de um seguro de carro ou de imóvel. Ele não protege o bem que você escolheu investir; protege as suas condições de pagamento, principalmente em situações como:
Quebra de garantia
Se tiver contratado o seguro, o consorciado tem uma proteção adicional caso deixe de pagar alguma parcela e se torne inadimplente.
Seguro de vida
Garante o pagamento das mensalidades – ou de um bom percentual delas – no caso de falecimento do consorciado. Geralmente, é preciso nomear um responsável (familiar ou cônjuge) como beneficiário.
Seguro desemprego
Garante o pagamento de uma quantidade de mensalidades caso o consorciado perca o emprego. É uma das opções mais buscadas, principalmente por conta da situação econômica instável e pelo alto índice de desemprego no Brasil nos últimos anos.
Como acionar o seguro de consórcio?
Quando um fato previsto entre as coberturas do seguro ocorre, os beneficiários devem fazer contato com a administradora do consórcio.
Em casos de acidente, o próprio titular pode fazer esse procedimento. Em casos de morte, serão seus familiares que terão que dar entrada nessa solicitação.
Nesse momento, a empresa de consórcios passará as orientações a respeito dos documentos necessários para o encaminhamento da demanda até a seguradora parceira.
Uma vez que todos os requisitos tenham sido atendidos, basta aguardar o resultado da análise que decidirá pelo deferimento ou não do pedido.
Uma informação muito importante é que, quando a invalidez é causada por doença, o segurado não terá direito à indenização.
Por isso, é importante se certificar de que a situação ocorrida está prevista na cobertura antes de fazer a solicitação.
Quanto custa o seguro de consórcio?
Um dos aspectos mais considerados pelos consorciados antes de decidir pelo seguro é o custo que ele representará no negócio. Esse valor depende diretamente da quantidade de créditos que foram negociados em cada grupo, o que torna essa estimativa bastante variável.
Essa cobrança é feita em conjunto com as parcelas mensais. Então, de forma geral, é possível dizer que a taxa de seguro de consórcio costuma representar entre 0,1% e 0,2% desse valor.
O seguro do consórcio vale a pena?
Se você já precisou recorrer à cobertura de qualquer tipo de seguro, sabe como esse serviço pode fazer diferença na resolução dos problemas que enfrentamos.
É esse mesmo tipo de pensamento que deve orientar nossa decisão quando avaliamos a contratação do seguro de consórcio.
Como você percebeu, o valor adicionado às parcelas pode ser muito acessível. As vantagens dessa escolha ficam ainda mais evidentes quando comparamos esse pequeno custo com o benefício que ele gera em caso de sinistro.
É preciso considerar que as cartas de crédito negociadas em consórcio costumam ter altos valores, o que poderia representar um grande problema para quem tivesse que lidar com as parcelas restantes.
Na hora da aquisição de uma cota de consórcio, é comum que muitos deem pouca atenção a esse serviço opcional.
No entanto, o caso deve ser analisado com bastante reflexão, já que os problemas que podem surgir certamente são bem maiores que a simples decisão de incluir o seguro em um plano de consórcio.
Como contratar um seguro de consórcio?
Quando o consorciado opta por um grupo com seguro, seus termos e condições são especificados já no momento da assinatura do contrato.
Nesses casos, a mesma documentação utilizada na adesão ao consórcio é encaminhada à seguradora, que cuida de incluir o titular e seus indicados como beneficiários.
Vale destacar que a decisão de contar com o seguro deve ser referendada pelos participantes no momento da primeira assembleia ordinária do grupo.
Há dicas importantes que devem ser consideradas no momento da contratação, como verificar se a seguradora parceira é confiável e pesquisar sua atuação no mercado.
Vale procurar relatos de clientes, elogios e reclamações para descobrir se ela age de maneira transparente e satisfatória para os segurados.
Lembre-se de que o seguro de consórcio não deve ser entendido como uma despesa. Trata-se de uma medida preventiva fundamental caso alguma eventualidade ocorra durante a vigência do grupo.
Assim, ficará mais fácil decidir se esse é um serviço que realmente vale a pena para você.
Quer uma ajuda na decisão? Entre em contato com a gente e conheça nossos planos de consórcio com seguro que vão te ajudar a conquistar os seus objetivos sem imprevistos!