como usar a carta de credito de consorcio: confira 5 maneiras

Como usar a carta de crédito de consórcio: confira 5 maneiras

O consórcio para veículos é a alternativa ideal para comprar uma moto, carro, caminhão, ônibus, entre outros, de maneira mais econômica e sem dor de cabeça.

Para quem participa de um consórcio, três palavras soam como música para os ouvidos: carta de crédito. Tudo o que se faz em um consórcio tem como objetivo principal conquistar a contemplação dessa tão sonhada carta.

Como é ela que permite a aquisição do bem desejado, não é difícil entender o porquê de ela ser tão importante. Para que tudo ocorra como o esperado, é fundamental saber como acontece todo o processo, desde a liberação desse crédito até o seu uso para compra do bem desejado.

Por isso, confira abaixo 5 formas para utilizar a carta de crédito do seu consórcio e tire todas as suas dúvidas!

5 maneiras de utilizar a carta de crédito de consórcio

  1. Vender sua carta de crédito contemplada

Existe a possibilidade de vender a cota de consórcio para terceiros, no entanto, esse processo precisa estar autorizado desde a assinatura do contrato com a administradora.

É importante, também, estar atento ao fato de que ainda será preciso continuar pagando a sua cota mensal do consórcio e o cálculo do valor de venda, portanto, deverá levar esse fator em conta.

  1. Resgatar o dinheiro

Ao ser contemplado no consórcio, o cotista não recebe o bem diretamente nem o dinheiro investido, mas sim a carta de crédito. 

Acontece que é possível, sim, resgatar o valor em dinheiro após a contemplação, mas é preciso seguir algumas regras. 

A primeira delas é aguardar 180 dias após a contemplação e, ao receber a quantia, pagar as parcelas que ainda tinha em aberto.

O resgate também pode ser feito ao final do consórcio. Nesse caso, o tempo de espera é de 60 dias.

  1. Quitar dívidas

Embora os consórcios geralmente apresentem um objetivo bem específico, imóveis ou carros, principalmente, ele também pode ser usado para arrecadar fundos. 

Ou seja, é possível resgatar a carta de crédito e, assim, utilizar o dinheiro para quitar dívidas que estejam prejudicando o seu orçamento.

Fique livre o mais rápido possível dos pesos que te impedem de poupar e investir novamente.

  1. Pagar financiamentos

A carta de crédito contemplada também pode ser utilizada para quitar financiamentos bancários em aberto. 

Resolver esse tipo de dívida o mais rápido possível é importante porque, ao contrário do consórcio, financiamentos têm taxas de juros que impactam negativamente no valor do investimento.

Esse tipo de processo, no entanto, precisa ser autorizado pela administradora do consórcio. Em geral, é preciso que o valor a ser quitado seja menor do que o da carta de crédito.

  1. Comprar um carro

Se o seu sonho é um carro, o consórcio também é uma boa alternativa. A carta de crédito permite que você entre na concessionária autorizada e escolha o modelo que atenda às suas demandas.

E lembre-se: caso o veículo escolhido seja diferente daquele da carta de crédito, você pode completar o valor ou usar a sobra para quitar despesas como IPVA, seguro ou emplacamento.

Adquira seu veículo com o Consórcio Grupo Carbel

O consórcio para veículos do Grupo Carbel garante segurança e credibilidade na hora de sua compra. São mais de 50 anos de mercado e experiência, nessa trajetória a empresa já ajudou centenas de milhares de brasileiros a realizarem seus maiores sonhos.

Faça agora uma simulação e entenda qual é o melhor plano de consórcio de veículos de acordo com seu orçamento e necessidades.