consorcio: posso pegar dinheiro ao inves de um bem?

Consórcio: posso pegar dinheiro ao invés de um bem?

Sim, é possível ao consorciado que foi contemplado com a carta de crédito pegar o dinheiro ao invés de adquirir o bem inicialmente pretendido.

Quem optar pelo dinheiro, precisa conhecer duas regras estabelecidas pelo Banco Central (Bacen), entidade que regulamenta os consórcios no país.

E neste post vamos falar tudo o que você precisa saber sobre como pegar o dinheiro do seu consórcio. Confira!

Como pegar o dinheiro em vez de carta de crédito?

Para pegar a carta de crédito em dinheiro, é preciso respeitar duas situações específicas:


  1. Estar com as obrigações financeiras junto ao consórcio completamente quitadas


Estar com o consórcio quitado é essencial para conseguir pegar o dinheiro investido. 


  1. Quando finalizar o consórcio, é preciso aguardar o final do grupo, depois de todos os participantes terem sido contemplados.


Vale destacar também que há prazos que devem ser cumpridos quando o cotista prefere pegar o dinheiro do consórcio ao invés do bem.

Quanto tempo demora para pegar o dinheiro no consórcio?

Quem foi contemplado no consórcio e já está com todas as parcelas pagas, deve aguardar o prazo de 180 dias para o recebimento em dinheiro do valor da carta de crédito.

Mas, caso o grupo já tenha sido encerrado, o prazo cai para 60 dias. Essa data deve ser contada a partir da realização da última assembleia de contemplação.

Onde usar o dinheiro que pegar no consórcio?

Quem preferir pegar o dinheiro do consórcio ao invés da carta de crédito pode usar o recurso como quiser.

As opções são muitas:


  • Seguir com a compra de outro bem e/ou serviço;

  • Usar o dinheiro do consórcio para realizar outro tipo de sonho totalmente diferente;

  • Pagar alguma dívida alta;

  • Guardar o dinheiro em uma aplicação para aumentar seus rendimentos.

Há reajustes quando pegar dinheiro no consórcio?

Quem faz um consórcio já sabe que tem um reajuste anual do valor do crédito. Isso é feito de acordo com índices do mercado como o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

Contudo, é fundamental que não se confunda a atualização do valor do crédito com rendimentos. Isso porque o que ocorre é apenas uma correção.

Esse reajuste evitará a desvalorização dos recursos acumulados até que a contemplação ocorra.

Mas, depois que a cota é contemplada, a regra muda.

Uma vez que a cota é contemplada no consórcio, o crédito é apartado dos recursos comuns do grupo. A partir daí, ele renderá como uma aplicação financeira, definida pelos próprios consorciados no começo do grupo.

De modo geral, esses rendimentos costumam ser bem baixos. E, muitas vezes, podem perder o poder de compra diante da inflação.

Para evitar perdas financeiras e, melhor, fazer o dinheiro render, é mais vantajoso procurar um investimento adequado para o seu objetivo atual.

A melhor dica é observar as opções de curto, médio e longo prazo.

Vale a pena pegar dinheiro no consórcio ao invés da carta de crédito?

Um consórcio é uma das formas mais comuns de adquirir um bem ou serviço. E o momento da contemplação com a carta de crédito é o mais aguardado.

Seja qual for o objetivo do consorciado, a aquisição de uma casa, carro, moto, às vezes, pode haver uma mudança de planos no meio do caminho.

Neste caso, dá para pegar a carta de crédito em dinheiro.

O mais importante é saber qual é o objetivo que se pretende ao pegar o dinheiro do consórcio.

Já quem ainda precisa de tempo para decidir, o mais recomendado é encontrar uma aplicação financeira que permita fazer o dinheiro render.

Qual a desvantagem de resgatar o crédito em dinheiro?

Se o consorciado não for usar o crédito para adquirir um bem depois de ser contemplado, será preciso que ele analise se compensa ou não resgatar o crédito em espécie.

Muitas pessoas, por mais que não vão utilizar o bem, não podem esperar os 180 dias para receber o valor da carta de crédito, pois elas têm urgência e precisam de dinheiro imediato. Cada consorciado deve ponderar a sua situação.

Se você não pode esperar, uma possibilidade é tentar realizar a venda da sua carta de crédito para alguma empresa disposta a te pagar algum valor à vista, de imediato.

Se o seu objetivo é procurar um investimento financeiro visando aumento de patrimônio, o mais indicado é observar todas as opções possíveis.

E a mudança do Banco Central com a circular 4009?

Na crise do coronavírus e do isolamento social que vivemos, o consórcio se adaptou, de forma que houveram algumas mudanças no sistema de consórcio implementadas para que o consorciado pudesse continuar dentro do seu plano de consórcio na realização do seu sonho ou seu projeto. 

Quando a pandemia começou, em 2020, o banco central publicou a circular 4009 que explica, na íntegra, todas as alterações no sistema de consórcio causadas pela pandemia.

De forma resumida, a mudança que mais se destacava era a possibilidade de receber os valores da carta de crédito em espécie ou debitados na conta de mesma titularidade do consorciado sem ter que esperar o prazo de 180 dias.

O problema é que, agora, essa circular já acabou. E como fica a situação dos consorciados? Eles ainda podem requerer em espécie o valor das suas cartas de crédito contempladas? Sim, mas sob as mesmas regras de antes, as previstas na Circular n° 3.432.

Como sacar o valor em espécie da carta de crédito?

Mas afinal, como faz para sacar o valor em espécie da carta de crédito? Isso depende de administradora para administradora. Vamos relatar para vocês alguns pontos de maior importância.

Quem pode solicitar o dinheiro

O titular da cota que já tenha sido contemplado a mais de 180 dias e que tenha cumprido todas as obrigações com o grupo e com a administradora do consórcio, como falamos acima.

Como solicitar o dinheiro

As administradoras estão fazendo o pagamento em espécie dos valores dos consorciados contemplados e quitados através de solicitações por meio dos canais digitais de atendimento. 

Como é feito o pagamento dos valores

Após o registro da sua solicitação, as administradoras estão levando cerca de três dias úteis para fazer o depósito na conta corrente do consorciado. O dinheiro é depositado na sua conta corrente.


Depois de aprender mais sobre como é possível resgatar consórcio em dinheiro, que tal aproveitar para fazer uma simulação no consórcio Grupo Carbel? É rápido e fácil!

Entre em contato e conheça todas as vantagens de negociar com a gente!