como evitar compras por impulso: confira 7 dicas

Como evitar compras por impulso: confira 7 dicas

Compras por impulso é um problema que atinge muitas pessoas no mundo inteiro. No Brasil, segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso.

Você já comprou algo que não precisava só porque estava na promoção ou porque considerou que você merecia, já que estava muito triste, estressado e sobrecarregado? 

Se respondeu que sim, você faz parte do grupo de pessoas que já compraram pelo menos uma vez um produto ou adquiriram um serviço por impulso.

O principal problema é se essa compulsão se tornar um hábito. Se isso acontecer, suas finanças correm um sério risco de ficarem totalmente descontroladas, o que leva ao endividamento, à inadimplência, joga o score do CPF lá para baixo e afasta você cada vez mais de alcançar a tão sonhada independência financeira.

Além disso, a compra por impulso geralmente esconde problemas maiores, como questões emocionais, por exemplo. 

Quer saber mais sobre compras por impulso? Entender o que é, como evitar e quais as vantagens de controlar os gastos? Contamos tudo isso para você neste post. Vamos lá?

Como saber se faço compras por impulso?

Vamos aos fatos: a felicidade não está nas caixas que você recebe em casa ou na quantidade de sacolas que você carrega no shopping. 

Segundo especialistas, a compra por impulso está invariavelmente ligada à necessidade de satisfazer momentaneamente um desejo, muitas vezes para acobertar uma frustração. Assim, as pessoas deixam a parte racional de lado e agem apenas pela emoção. 

Quando isso acontece, não consideram o valor do produto adquirido, nem se as parcelas cabem no bolso, nem o quanto as finanças serão impactadas por aquela compra.

Neste caso, a pessoa apenas compra e sente praticamente um alívio após passar o cartão de crédito, seguido, muitas vezes, de mais frustração, quando bate a sensação de que comprar não resolveu o problema e ainda, talvez, tenha causado outro.

Para saber se as compras por impulso fazem parte da sua vida é necessário analisar:

  • Qual seu sentimento após a compra? 

  • Você sente culpa, arrepende-se ou fica em dúvida se deveria ter efetuado a compra? 

  • Sente tristeza e decepção? 

  • Você fica tranquilo porque sabe que adquiriu algo que realmente precisava, de forma consciente, após pesquisar e sabendo que aquilo não irá atrapalhar seu orçamento?

  • Quando você se depara com uma promoção, como você se sente? Pensa que não pode perder aquela oportunidade e compra imediatamente, sem pensar? Ou avalia se realmente é importante concretizar esta compra naquele momento?

  • Como é sua fatura do cartão de crédito? Com muitas parcelas de muitas compras? Com valor alto comprometido antes do fechamento da próxima conta? 

  • Você paga o valor total da fatura?

Perceba que descobrir se as compras por impulso fazem parte da sua vida é um processo pessoal, de autoanálise. 

E, se você está lendo este texto porque pesquisou sobre o assunto, você provavelmente já está dando o primeiro passo para eliminar este comportamento da sua vida.

O que é compra por impulso?

Por definição, compra por impulso é toda a aquisição feita sem pesquisa e sem planejamento, motivada, na maioria das vezes, por desejos momentâneos e sem necessidade, sem considerar as consequências futuras dessas compras. 

Em resumo, é a decisão não planejada de comprar algo, pensando somente no bem-estar a curto prazo.

Porém, mais importante que saber o que é a compra por impulso, é entender o que está por trás dessas compras. 

Oniomania é o nome dado pelos especialistas para o impulso incontrolável e constante de adquirir produtos. É como se fosse maior do que elas a vontade de sempre comprar algo novo. 

Este comportamento, nos dias de hoje, é muito incentivado pela internet, já que, com apenas um clique, você consegue realizar compras sem nem precisar sair de casa.

E mais: nas redes sociais que utilizamos todos os dias, somos também expostos a propagandas o tempo inteiro. 

Se fizermos uma pesquisa de um tênis, por exemplo, e não fecharmos a compra, este mesmo tênis que você já estava interessado ficará aparecendo na sua tela por muitos dias. 

Até aí, tudo bem, você pesquisou e não comprou na hora, então a compra não foi por impulso neste caso. Mas o fato é que o consumismo é incentivado 24 horas por dia na internet.

Além disso, tem também a atuação dos influencers, das páginas de promoções, dos perfis das marcas, que sempre oferecem produtos que podem “te ajudar” em alguma coisa. 

O ambiente online é realmente muito tentador para quem gosta de fazer compras e já tem tendência a comprar por impulso. É importante ficar atento a isso.

Como evitar comprar por impulso?

As consequências das compras por impulso costumam ser muito negativas. Além de desequilibrar as finanças pessoais fortemente, podendo levar ao endividamento, à inadimplência, à negativação, à perda de crédito no mercado, causam, também, inúmeros problemas para a família. 

Muitos casais, por exemplo, enfrentam crises justamente por conta dos hábitos de consumo dos parceiros e, muitas vezes, o relacionamento até chega ao fim somente pela questão financeira.

Se você quer saber como evitar comprar por impulso, para que seja possível manter a vida financeira controlada e equilibrada, seguindo um bom planejamento, separamos 7 dicas que podem te ajudar neste processo. Confira:

1 - Entenda suas necessidades

No Brasil, pesquisas recentes estimam que apenas 21% das pessoas estudaram sobre educação financeira na infância. Assim, é natural que nem todo mundo tenha o hábito de se planejar.

O primeiro passo para organizar um planejamento financeiro e evitar compras por impulso é entender suas necessidades. 

Faça uma lista das despesas indispensáveis na sua vida, como alimentação, saúde e moradia. Depois, anote quais são seus gastos extras.

Perceba que os gastos não essenciais são os pontos em que podemos economizar com facilidade.

Resumindo, opções de lazer e outros confortos fazem parte do orçamento, mas é importante ter clareza de quanto gastar e quais são as consequências.

2 - Estipule metas de gasto por categoria

Um orçamento familiar costuma ser dividido em categorias, como se cada dinheiro fosse para uma gaveta.

Para ter clareza de quanto pode gastar sem afetar o orçamento, planeje o seguinte:

  • Despesas domésticas: alimentação, aluguel, luz, água e telefone;

  • Prioridades financeiras: poupança, investimentos e pagamento de dívidas;

  • Estilo de vida: lazer, conforto e bens de consumo.

Um modelo é definir metas de 50% para despesas domésticas, 15% para prioridades financeiras e 35% para o estilo de vida indicado. Porém, por ser uma regra prática, ela precisa ser adaptada ao seu contexto.

3 - Pesquise sempre antes de comprar

Para cumprir as metas fixadas, pesquise sempre antes de comprar. Isso ajuda a economizar com despesas e cria um hábito que evita compras por impulso.

Ao chegar em uma loja e ver uma roupa, por exemplo, você terá reforçado a ideia de não comprar na hora, mas investigar o preço antes. 

Assim, o hábito de consumo por impulso pode ser quebrado.

4 - Crie listas para minimizar as compras por impulso

As listas são ferramentas importantes para controlar as compras por impulso. Isso porque, não apenas ajudam a manter a pessoa conforme o que foi planejado, como podem medir os resultados obtidos.

A mudança de hábitos não ocorrerá de um dia para o outro. Nesse sentido, com a lista, conseguimos ver evolução e manter a motivação de modo a economizar.

Se, em cada ida ao supermercado, por exemplo, você reduzir 10% do orçamento, logo os resultados aparecerão. E, ver o progresso ajudará a não desistir antes de colher os frutos.

5 - Controle os gastos com o uso de uma planilha

Vale a pena usar planilhas de modo a controlar as despesas. Nelas, entendemos para onde o dinheiro está indo, anotando cada um dos gastos ou despesas por categorias, como alimentação, lazer e educação.

Além disso, você pode utilizar aplicativos de celular. Neles, será ainda mais fácil atualizar as informações, à medida que as compras acontecem ao longo do mês.

6 - Não faça compras quando estiver triste ou irritado

Nosso estado emocional durante as compras influencia a tomada de decisão e pode disparar hábitos ruins. O hábito é um processo dividido em três etapas.

Imagine uma pessoa passando por uma lanchonete após um dia difícil. O estresse pode ser um estímulo (gatilho) para realizar a compra por impulso (rotina), que será reforçada com o prazer gerado pela comida (recompensa).

Uma boa medida para não comprar por impulso é evitar ir às compras quando o estresse, irritação e tristeza estiverem presentes. Isto é, você evita que a rotina de realizar a compra seja disparada.

Alternativamente, tente usar a técnica de lançamento. Nela, após ter o estímulo para comprar por impulso, você iniciará uma contagem regressiva e, ao chegar no zero, saia do local ou do computador, evitando a compra por impulso.

7 - Realize investimentos

Os investimentos minimizam as compras por impulso. Além de separar o dinheiro no começo do mês, o retorno obtido motiva a pessoa a continuar com as economias.

Um caminho interessante é usar o consórcio. Nele, existe um grupo de investidores interessados em comprar bens materiais, como casa e automóvel.

Cada participante paga uma mensalidade pelo período previsto em contrato. E, mês a mês, as pessoas são contempladas até que todos tenham alcançado o objetivo do consórcio.

Assim, você consegue criar disciplina, juntar dinheiro com facilidade e evitar compras por impulso. Logo, terá mais saúde financeira para realizar seus objetivos.


As vantagens de não comprar por impulso são muitas. Primeiro, que você passa a consumir de forma consciente, somente o necessário. 

Depois, porque você começa a ver que seu dinheiro está rendendo mais, que seu cartão de crédito não está comprometendo grande parte do seu salário e que você está em dia com todas as suas contas, com seu nome limpo e seu score no verde.

É muito satisfatório saber que você tem o controle da sua vida financeira, que você comanda suas escolhas, que você define o que compra e o que não compra, e a hora em que vai adquirir um produto ou serviço.

Desejamos sucesso neste caminho e boas economias!