como investir com pouco dinheiro. comece hoje mesmo!

Como investir com pouco dinheiro. Comece hoje mesmo!

Antes, a única opção de investimento disponível para a maioria das pessoas era a poupança. Apesar dela existir até hoje, há vários tipos de investimentos que são mais rentáveis e tão seguros quanto.

O melhor de tudo: qualquer pessoa pode ter acesso a eles e começar a investir. Por exemplo, no Tesouro Nacional é possível começar com aplicações a partir de 30 reais.

Isso mostra que, mesmo as pessoas que têm um orçamento mais apertado, podem investir e ir atrás dos seus sonhos. 

Além disso, o fato de você ser um investidor é um simples passo para começar a construir um planejamento financeiro sustentável.

Por isso, confira o nosso guia sobre os melhores tipos de investimentos para você fazer seu dinheiro multiplicar, mesmo com pouco dinheiro! Vamos lá?

Quem pode investir?

Graças à diversificação dos tipos de investimentos e a facilidade de acesso a eles, qualquer pessoa pode começar a investir. Como dissemos acima, há opções a partir de 30 reais. 

Ou seja, é algo muito mais acessível do que era há alguns anos.

O que vai definir qual é o melhor investimento para você são os riscos que você deseja assumir, o tempo que você irá manter o investimento e a sua intenção de rentabilidade. 

Há tipos de investimentos que são mais arriscados, porém com uma rentabilidade maior.

Mas, a questão mais importante é saber que todas as pessoas podem investir. 

Também é essencial saber como e onde investir. Assim, você irá encontrar o investimento que mais combina com o seu perfil.

Porque você deve investir seu dinheiro?

Tomar a decisão de investir o dinheiro é criar um futuro mais seguro. Sabendo escolher a opção certa de investimento, você pode guardar o seu dinheiro e ter um retorno muito lucrativo no futuro.

Muitas pessoas ainda não possuem nenhum planejamento para o seu dinheiro. E assim, acabam gastando tudo o que recebem no mesmo mês.

Essas pessoas estão fadadas a nunca sentirem nenhum tipo de segurança financeira. Além de estarem mais propícias a entrarem em dívidas, como o cheque especial.

Investir é uma maneira inteligente de administrar o seu dinheiro, pois isso lhe dará a garantia de ter uma reserva para casos de emergência, ou para realizar um sonho de comprar algo de alto valor, como um carro ou uma casa, por exemplo.

Como saber o seu perfil de investidor?

Ao decidir começar a investir, você irá se deparar com vários tipos e opções de investimentos no mercado. Para saber qual irá se encaixar dentro dos seus objetivos, é essencial traçar o seu perfil de investidor.

Cada forma de investimento tem uma rentabilidade e uma segurança própria. Existem investimentos que são conservadores e por isso tem uma rentabilidade mais baixa e maior segurança.

Também existem investimentos de alto risco, mas que possuem uma rentabilidade alta e pouca segurança.

Para definir o seu estilo de investidor, você deve olhar a situação que você vive hoje. Ver quais oportunidades se encaixam melhor nos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Ao começar a investir em um aplicativo, por exemplo, ele irá fazer uma série de perguntas para definir seu perfil. Basicamente, o perfil investidor é dividido em três:

Agressivo

Os investidores de perfil agressivo são investidores que desejam tirar o maior lucro possível em cima dos seus investimentos.

Geralmente, pessoas com este perfil, trabalham com investimentos de alto risco, mas que possuem uma rentabilidade muito alta. Para trabalhar dessa forma, nós sugerimos que você estude bastante o mercado de ações.

É um perfil que tem bons retornos quando acerta, porém, com muitas perdas quando erra. E como o risco no mercado é alto, as chances de perda também são altas.

Moderado

Os investidores de perfil moderado podem trabalhar com várias opções no mercado, podendo diversificar sua carteira entre investimentos de alto risco e de baixo risco.

Hoje, os aplicativos e corretoras de investimentos conseguem apresentar boas opções de investimentos moderados. Assim, o investidor terá uma boa rentabilidade e com um risco de perda baixo.

É um investidor que vai variar suas opções de investimento ou encontrar alguns investimentos que tenham uma rentabilidade maior que a renda fixa, como as opções de renda variável, por exemplo.

Conservador

Os investidores de perfil conservador são aqueles que não querem ver nenhum tipo de oscilação em seu investimento. Isto é, não querem saber de perdas. 

Os investidores conservadores vão procurar por investimentos que sejam muito seguros e que tenham uma rentabilidade previsível e garantida.

As opções mais procuradas por estes investidores são os títulos do Tesouro Nacional e a caderneta de poupança. São sim boas opções de investimentos, mas existem outras mais seguras e que dão retorno financeiro maior.

Quais os melhores investimentos seguros e rentáveis?

O Tesouro Direto é um dos melhores investimentos para os investidores mais conservadores. Afinal, são títulos de captação pública e têm o pagamento garantido pelo governo.

Com uma rentabilidade mais alta que a poupança e a mesma segurança, o Tesouro Direto se torna uma ótima opção para quem está começando a investir e deseja diversificar um pouco sua carteira de investimentos.

O CDB é outro tipo de investimento, que pode entrar como uma opção muito boa, com rentabilidade mais alta que o Tesouro Direto.

O CDB é o título de capitalização bancária. É uma opção segura, principalmente para quem investe em bancos tradicionais. Mas é preciso ter paciência com este investimento, já que o rendimento aparece somente após um tempo.

Estas duas opções são ótimas para os investidores menos experientes, que estão começando a juntar dinheiro e querem uma opção rentável e segura.

Os tipos de investimentos não param por aí. Há várias opções de renda fixa (o tipo mais seguro), que você pode explorar e ampliar sua carteira de investimentos.

Tipos de investimentos de renda fixa

A renda fixa é o tipo de investimento onde as pessoas podem prever a rentabilidade futura antes mesmo de aplicar o dinheiro. Diferente de ações, onde a rentabilidade não é garantida.

Investir em renda fixa é algo extremamente simples. E, escolhendo o tipo certo, é possível uma ótima rentabilidade a médio e longo prazo.

Vamos, então, às opções de renda fixa para você investir:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto são títulos públicos, que são disponibilizados pelo Governo para você comprar.

É como se você emprestasse dinheiro para o governo e depois recebesse este dinheiro de volta com juros. É considerada uma opção de investimento conservadora, com baixa rentabilidade, mas o rendimento está acima da poupança.         

Poupança

A poupança até hoje é um dos investimentos mais utilizados no Brasil. Principalmente por pessoas que não possuem conhecimento sobre o mercado de investimento.

Atualmente, é a opção de investimento com menor rentabilidade no mercado. É um investimento conversador, com baixa rentabilidade. Apesar de ser interessante para uma reserva de emergência, é possível escolher outros tipos ainda mais interessantes.

CDB

CDB são Certificados de Depósitos Bancários, que são os títulos privados disponibilizados pelos bancos. Ou seja, você vai emprestar seu dinheiro para as instituições bancárias, e receber o dinheiro com juros.

Também é considerado uma opção de investimento conservador e muito seguro. Mas, é uma recomendação para objetivos a longo prazo.

RDB

O RDB é um investimento parecido com o CDB, mas pode apresentar uma rentabilidade superior a ele. O RDB oferece títulos de Recibo de Depósito Bancário, que são títulos parecidos com o CDB.

Os títulos de RDB também podem ser emitidos por um banco e todos os títulos de RDB são inegociáveis e intransferíveis. Isto é, você precisa esperar o fim do vencimento para retirar o seu dinheiro.

CRI e CRA

O CRI e o CRA são opções de investimento imobiliário. Estas opções oferecem uma rentabilidade mais alta que a poupança e você não precisa pagar imposto de renda sobre o seu investimento.

A taxa de risco é mais alta e você não possui um FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Os investimentos em CRI e CRA também são atrelados a uma data de vencimento e não podem ser retirados antes.

LCI e LCA

A LCI e a LCA são investimentos vendidos por bancos, que podem ter rentabilidade pré ou pós fixada. Ou seja, você pode saber exatamente quanto irá receber durante o tempo de aplicação.

A LCI é a Letra de Crédito Imobiliário, que é emitida pelo banco através de empréstimos imobiliários. No caso de LCI pós-fixada, o investidor receberá de acordo com o percentual do CDI. Ambos costumam ser próximos à taxa Selic em relação ao rendimento.

Já a LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio. Também é emitida pelo banco, mas são garantidas pelos empréstimos concedidos a este setor. Para investir em ambos, é preciso procurar uma corretora para intermediar a compra.

A rentabilidade das LCIs e LCAs são muito boas, parecida com os investimentos de renda fixa. Porém, você estará isento do imposto de renda.

Fundos de Renda Fixa

Os fundos de Renda Fixa nada mais são que fundos de investimentos em que você pode fazer aplicações.

Geralmente, são uma mistura de investimentos. Grande parte é composta por títulos do Tesouro, e o restante por ativos de baixo risco, entre outros.

Cada corretora possui diversas opções de fundos de renda fixa. Por isso, é essencial procurar pelos diferenciais de cada uma e sempre escolher as mais conhecidas no mercado.

Onde fazer investimentos?

Os investimentos são feitos através de corretoras ou junto aos bancos, onde você poderá escolher qual vai te oferecer mais facilidades e rentabilidade.

As corretoras online oferecem várias opções de investimentos e são confiáveis. Então, você não precisa ter medo de investir seu dinheiro. Mas, pesquise sempre a reputação da corretora que você escolher e veja se ela é segura.

Já os bancos também fazem esse trabalho de investimentos para você. Basta conversar com o seu gerente bancário e ver quais opções ele tem para oferecer.


Na hora de escolher os melhores investimentos, o principal ponto para se observar é qual tipo de investidor você é. Não existe um investimento que seja o melhor para todo mundo, somente um que seja o melhor para você.

Procure observar seus limites e o seu objetivo ao fazer o investimento para encontrar qual é o melhor para o seu perfil.

Por exemplo, para um investidor mais conservador e que não conta com um capital muito alto para investir, o CDB e o Tesouro Direto podem ser boas opções.

Leve em consideração qual é a sua situação atual para escolher qual é o melhor investimento para você, assim como se o investimento irá atender ao seu objetivo principal.

Gostou das nossas dicas? Você também pode apostar no consórcio como uma forma de investimento. Já pensou nisso? Acesse nosso site e faça uma simulação!