7 dicas para comprar carro usado perfeito para voce

7 dicas para comprar carro usado perfeito para você

O mercado de carros usados está aquecido no país, inclusive por meio de consórcio

Fazer a escolha certa na hora de adquirir um veículo é uma tarefa que exige diversos cuidados, que vão desde a escolha do modelo até a forma de pagamento. 

Levando em consideração uma série de itens para evitar que a realização de um sonho se transforme em uma dor de cabeça, separamos as 7 melhores dicas para comprar um carro usado de forma que não cause preocupações futuras.

Vamos lá?

1 - Escolha o carro ideal

Para encontrar o carro ideal é necessário considerar três itens importantes: quais são suas necessidades, qual o valor máximo que você pode gastar, e como você quer pagar. 

Feito isto, a tarefa agora é encontrar um veículo que atenda suas necessidades e se enquadre em seu orçamento.

Às vezes, a tarefa não é fácil, e você vai precisar abrir mão de alguns itens do carro ou rever o orçamento. Por se tratar de um carro usado, você pode conseguir melhores condições.

2 - Pesquise e compare preços

A possibilidade de adquirir modelos mais completos a preços mais em conta, é um dos atrativos do mercado de carros usados. 

Nesse sentido, você pode ter como referência a tabela FIPE  (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicos), que mostra os preços médios de veículos no mercado nacional e serve como parâmetro para negociações ou avaliações. 

A busca pelo melhor preço pode incluir, ainda, cidades próximas à sua como: concessionárias, lojas multimarcas e também entre pessoas físicas.  

3 - Faça um test-drive

Essa dica é fundamental, tanto no mercado de carros novos, quanto no de carros usados. 

Embora não seja possível detectar problemas mais graves para que a compra seja 100% segura, é assim que você avalia se vai se sentir confortável no modelo escolhido. 

Além disso, aproveite para verificar ruídos ou estalos e fique atento se o veículo está puxando a direção para um dos lados, o que pode representar problemas de suspensão, por exemplo.

4 - Verifique o estado de conservação do veículo

À primeira vista, a parte externa do veículo requer uma avaliação minuciosa por parte do comprador. 

Danos eventuais como riscos e arranhões comprometem a pintura e podem ser utilizados como argumento para obter melhores preços. 

Avalie os desgastes dos pneus, além do estepe, tendo em mente que esse é um item de custo elevado, havendo necessidade. Portanto, também pode gerar descontos na negociação. 

Verifique se existem cicatrizes, diferenças nos tons da lataria, borrachas soltas, marcas de barro e também trincas nos vidros do automóvel.

5 - Cheque a Documentação

Checar a documentação do veículo é um procedimento que contribui para a avaliação de custos, se o pagamento de licenciamento e IPVA estiver atrasado, por exemplo, procure negociar desconto. 

Isso também ajuda a conferir a procedência dos veículos. No caso das concessionárias, elas já efetuam essa checagem, mas ao adquirir de uma pessoa física, confira se os números do chassi, dos vidros e da placa batem com os do documento. 

No site do Detran de seu Estado, você pode verificar se a placa é verdadeira e se há existência de multas pendentes.

6 - Leve a um bom mecânico

Nem todo mundo possui conhecimento necessário para avaliar as condições em que se encontram o veículo.

Nesse caso, uma dica importante é levar o veículo a um mecânico de confiança. Tenha em mente que está adquirindo um carro usado, então é possível que ele enxergue alguns defeitos e avarias que passaram batido por você. 

O mecânico também terá um olhar mais detalhado  para avaliar se o carro já foi batido, se as peças são originais e se ele já sofreu de alagamento, por exemplo, o que comprometeria até mesmo a parte elétrica do carro.

7 - Financie seu carro usado com um consórcio

É possível adquirir um carro usado por meio do consórcio. A modalidade conta com uma série de planos que possibilita escolher a carta de crédito ideal para o carro desejado e em um prazo que atenda à sua capacidade financeira. 

As regras para comprar um veículo usado variam entre as administradoras, por isso recomendamos que você leia atentamente o contrato para conhecer as condições. 

E lembre-se: só compre consórcio de administradoras autorizadas pelo Banco Central do Brasil. 

Conheça o Consórcio do Grupo Carbel, aqui você encontra facilidade na adesão e parcelas reduzidas. Acesse nosso site e solicite uma cotação.