previdencia privada ou consorcio: saiba qual e a opcao mais vantajosa

Previdência privada ou consórcio: saiba qual é a opção mais vantajosa

As mudanças nas regras para aposentadoria pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) costumam trazer insegurança aos brasileiros. 

Com isso, as pessoas buscam alternativas de investimento de modo a se aposentar. Nesse momento, é comum ter dúvidas entre previdência privada ou consórcio. Você já pensou nisso?

As duas alternativas podem ser ótimas fontes de renda mensal na terceira idade, conquistando maior segurança financeira. No entanto, é necessário conhecer os detalhes sobre o funcionamento de cada uma para identificar qual é a ideal às suas necessidades.

Se você tem interesse no assunto, continue a leitura e descubra qual é a opção mais vantajosa: previdência privada ou consórcio?

Como funciona a previdência privada

A previdência privada é um investimento de longo prazo, comumente associado à aposentadoria. Ela funciona com base em duas fases:

  • Alocação: investidor precisa fazer aportes frequentes;

  • Usufruto: quando recebe o montante aportado acrescido dos rendimentos, se houver.

Os recursos aportados são administrados por uma gestora, que fará investimentos. Logo, existem riscos nessa alternativa, que podem ser maiores ou menores a depender dos detalhes do contrato.

Para remunerar os serviços e viabilizar a contratação, existem diversos custos, como:

  • Corretagem;

  • Taxa de administração;

  • Taxa de entrada e saída.

Ainda, há a tributação do montante, que pode seguir a tabela progressiva do Imposto de Renda (IR) ou um modelo regressivo, com alíquota que varia entre 35% e 10% dos rendimentos.

Como o investidor precisa tomar diversas decisões a respeito do plano de previdência, tributação e outros detalhes, a contratação costuma ser burocrática e complexa.

Constantes mudanças do INSS

Um dos principais motivos para recorrer à previdência privada é ter uma fonte de renda que não seja dependente do INSS. 

Afinal, as mudanças na legislação, como a Reforma da Previdência em 2019, geram insegurança nos segurados em relação às regras que serão aplicadas no momento da aposentadoria.

No entanto, vale considerar outras possibilidades para complementar a aposentadoria, como o consórcio, por exemplo. 

Dessa maneira, há chances de desenvolver um planejamento financeiro mais alinhado e, assim, obter renda suficiente de modo a manter seu padrão de vida na terceira idade.

O que é e como funciona o consórcio

O consórcio é formado por um grupo de pessoas que, sob a organização da administradora, se unem para adquirir bens ou serviços. Ou seja, é um tipo de autofinanciamento. Assim, o consorciado faz o pagamento das parcelas acordadas visando ter acesso à carta de crédito.

Para utilizar o montante, a pessoa deve ser contemplada, o que acontece via sorteio ou lance. Assim, se a contemplação ocorrer antes, o participante recebe o valor investido (carta de crédito), para comprar o bem desejado, e continua o pagamento mensal, de modo a quitar todo o montante.

Em um plano de aposentadoria, o consórcio pode ser usado na aquisição de diferentes bens. Logo, há a oportunidade de construir patrimônio sólido para viver de renda e se aposentar com tranquilidade no futuro.

Vantagens do investimento em consórcio

Quer saber mais sobre as vantagens do consórcio em relação à previdência privada? Continue a leitura!

Sem taxas

O consórcio tem apenas uma taxa paga à administradora pela organização do grupo. Portanto, não há juros remuneratórios e outros tipos de cobrança. Isso garante um custo total atrativo.

Não há Imposto de Renda (IR)

Ao receber a carta de crédito, não é preciso pagar o IR sobre o montante. Afinal, você terá declarado os valores pagos em cada cota e sua renda anual. Logo, todos os impostos sobre o ganho de capital terão sido declarados.

Segurança

Não há riscos de perdas em relação à carta de crédito, basta fazer todos os pagamentos e contar com uma administradora de consórcios de confiança. Assim, você garante 100% do investimento para compra do seu bem. 

Retorno rápido

O retorno tende a ser mais rápido, porque você tem a chance de ser contemplado em um prazo mais curto, a depender dos sorteios ou da participação nos lances. Nesse caso, é possível comprar o bem com agilidade e usufruir da renda passiva.

Possibilidade de ganhos maiores

Por fim, o consórcio traz oportunidades de lucros expressivos. Por exemplo, é uma excelente opção para quem deseja investir em um imóvel, comprar um veículo ou lucrar no futuro. 

O cliente apenas precisa ter ciência de que a contemplação da carta de crédito poderá ocorrer logo nos primeiros meses ou ao final do prazo.

Com essas informações, você pode decidir com tranquilidade se vale a pena contar com a previdência privada ou consórcio. Agora, avalie as alternativas para identificar a mais adequada aos seus planos de aposentadoria.

Que tal aproveitar a oportunidade e iniciar o seu consórcio? Acesse nosso site e conheça os nossos planos.

Leia também: 6 dicas para ser contemplado em consórcio mais rápido