fundo de reserva no consorcio: tudo o que voce precisa saber

Fundo de reserva no consórcio: tudo o que você precisa saber

O consórcio é um projeto coletivo, em que, ao final, todos os que contribuíram efetivamente precisam conquistar o objetivo da contratação. Para isso, o fundo de reserva é uma excelente proteção, pois ajuda o grupo a lidar com imprevistos.

No consórcio, as pessoas pagam uma quantia mensal junto à administradora que, pouco a pouco, realiza as contemplações. Porém, se algo foge a essa programação, é preciso ter recursos para resolver o problema.

O valor a ser pago por quem entra em um consórcio é composto por diferentes taxas. É preciso estar atento a cada uma delas para não ser surpreendido pelo valor da parcela. 

Nesse sentido, já podemos adiantar: entre as cobranças mais frequentes está a contribuição para o chamado fundo de reserva.

Apesar de bastante comum, essa taxa ainda levanta algumas dúvidas. Como esse fundo é formado? Em que situação é usado? O que acontece se não for preciso usá-lo?

Neste conteúdo respondemos as principais dúvidas sobre o fundo de reserva e explicamos sobre sua importância para trazer segurança e tranquilidade para os quotistas. Vamos lá?


O que é fundo de reserva no consórcio?


O fundo de reserva no consórcio é uma poupança reunida pelo grupo de participantes (quotistas), com o objetivo de lidar com imprevistos. Ela é formada a partir de uma taxa sobre o valor das mensalidades, formando um saldo paralelo ao principal.

Assim como em nossas vidas, em que devemos pensar em estruturar uma reserva de emergência, o consórcio deve ter esse dinheiro separado do montante principal para apagar incêndios. 

O que fazer com os inadimplentes? Como arcar com despesas judiciais? Quem pagará as taxas do banco? Para isso tudo, usa-se o fundo de reserva.


Como é feito o cálculo do fundo de reserva?


A taxa de fundo de reserva deve estar prevista em contrato, e a administradora vai considerar todos os riscos para definir o valor. Para calcular, é bem simples: divida a taxa pelo número de mensalidades.

Imagine, por exemplo, um contrato de 60 meses com 3% de taxa. Nessa situação hipotética, haveria um acréscimo de 0,0005% às mensalidades para arcar com o valor.

Lembre-se de verificar todas as condições do contrato e esclarecer as suas dúvidas antes de fechar.


Qual é a diferença para taxa de juros?


Essa taxa não deve ser confundida com o pagamento de juros. Se no final ela não for gasta, os valores que sobrarem são devolvidos para os participantes do consórcio.

O sistema de devolução é a divisão do saldo que sobrar no fundo de reserva pelo número de quotistas. Portanto, não é um recurso que fica com a administradora.

A organização responsável pela gestão é remunerada com um valor diferente: a taxa de administração. Nessa sim, estão contidos os serviços prestados aos participantes do consórcio.


O que o fundo de reserva cobre?


Além de definir o que é fundo de reserva no consórcio, a Lei de Consórcios fixa quais são as destinações possíveis desse montante:


  • Pagar despesas bancárias;

  • Resguardar o grupo contra inadimplentes;

  • Cobrir a falta de saldo no fundo principal (usado para fazer as contemplações);

  • Arcar com despesas jurídicas em processos e atividades em cartórios, relacionadas ao consórcio;

  • Fazer contemplações por sorteio (geralmente quando o valor está em excesso), entregando as cartas de crédito.


Com as destinações claras, você pode saber para qual lugar vai o dinheiro. Ou seja, tudo é feito de maneira transparente, desde a fixação no contrato até a utilização dos recursos.


Como o fundo de reserva é contratado?


Nem todos os consórcios utilizam o fundo de reserva. Por isso, você deve sempre consultar a proposta de contrato e verificar se a cobrança está ou não presente.


Quais as vantagens e desvantagens do fundo de reserva?


Para fazer uma contratação consciente, é importante conhecer as vantagens e desvantagens do fundo de reserva.


Desvantagens


Assim como qualquer serviço, o fundo de reserva tem um custo, que será a taxa sobre a mensalidade. 

Em alguns casos, será apenas uma questão de esperar o término do consórcio para ter a devolução do valor, mas pode acontecer do saldo ser utilizado diante de imprevistos.


Vantagens


A principal vantagem é o custo-benefício. As quantias pagas são baixas, mas formam uma grande reserva porque pegam um pouco de cada participante.

Além disso, você está protegido contra uma série de problemas e pode acompanhar a destinação dos recursos com transparência. Afinal, segue previsto em lei.

Sendo assim, se houver a disponibilidade do fundo de reserva junto ao consórcio, considere esse custo-benefício ao decidir pela contratação. É um mecanismo importante para ter uma jornada mais tranquila até alcançar a sua meta financeira.


Está procurando por um consórcio para comprar o seu carro? Conheça o Consórcio do Grupo Carbel, fazendo uma simulação online gratuita de consórcio.