comprar carro à vista: veja como e possivel

Comprar carro à vista: veja como é possível

A conquista do carro próprio é um dos maiores desejos de todos os brasileiros. Além das facilidades que um veículo oferece, é um bem de alto valor agregado e que pode ser parte considerável do patrimônio total de uma pessoa.

Nesse sentido, existem três formas de fazer este investimento: comprar um carro à vista, financiado, ou através de consórcio. 

Diante dessas alternativas, para tomar a melhor decisão na hora da compra é necessário fazer muita pesquisa e também montar um planejamento financeiro pessoal.

Além disso, é essencial que seja feita uma análise minuciosa de qual será o impacto que a decisão de financiar, fazer consórcio, ou comprar à vista, vai causar no orçamento doméstico.

Um dos erros mais comuns na hora de decidir a forma de pagamento do carro novo, por exemplo, é cair na tentação de que, financiando, você continua com o dinheiro na conta e passa a ter também um carro novo na garagem. 

Parece não existir nada melhor, não é mesmo? Só que essa decisão não é necessariamente a mais adequada. 

E é por isso que trouxemos aqui como e quais são as melhores maneiras de comprar um carro. 

Vantagens e desvantagens de comprar um carro à vista


Muitos especialistas financeiros defendem que comprar à vista é sempre a melhor opção.  

Porém, para tomar essa decisão, alguns fatores importantes devem ser levados em conta. O principal deles é: você já tem reservado o valor total do carro almejado?

Se a resposta for sim, e se o gasto de todo esse valor de uma só vez não vai comprometer outras contas e compromissos, o pagamento à vista é a melhor opção.

Agora, se a resposta for não, ou seja, se você ainda não tem todo o valor reservado, contando também com um valor de segurança para as contas do dia a dia, pagar à vista pode prejudicá-lo, e muito.

Para enxergarmos de uma forma mais ampla, vamos traçar um comparativo entre as principais vantagens e desvantagens de comprar um veículo à vista. Confira!

Vantagens de comprar um carro à vista


Comprar um carro à vista se caracteriza pelo fornecimento de todo o valor do veículo já na sua retirada, sem necessidade de pagar parcelas ao longo dos meses. 

Como você deve imaginar, nesse formato o comprador conta com vantagens como: 


  • Maiores descontos, que podem superar até mesmo os rendimentos de aplicações financeiras;

  • Melhor margem de negociação;

  • Evita o pagamento de juros e taxas;

  • Não compromete a renda dos meses subsequentes;

  • Maior facilidade e rapidez na hora de revender;

  • Aumento do score financeiro;

  • Facilidade em negociar financiamentos para investimentos maiores, por não ter dívidas pendentes.


Por exemplo, se você tem seu dinheiro investido em poupança, que rende mensalmente 0,5% e no ano passado todo rendeu 7,2%, mas a loja vai dar um desconto à vista de 15%, então é melhor tirar o dinheiro da caderneta e quitar a compra.

Em contrapartida, seguem as principais possíveis inconveniências de comprar um carro à vista.

Desvantagens de comprar um carro à vista


É evidente que gastar toda a reserva financeira de uma só vez, também pode trazer desvantagens aos compradores de veículos. Alguns exemplos delas são:


  • Possível necessidade urgente do dinheiro;

  • Ter rendimentos de aplicações maiores que os descontos da compra à vista;

  • Se endividar e perder o controle das finanças pessoais;


É claramente visível que a compra de um carro à vista realmente tem muito mais benefícios do que perdas. 

Contudo, o mais importante a ser considerado aqui é o seu contexto financeiro, e também o seu perfil (se tem total controle sobre seus ganhos e gastos, ou se ainda não faz este tipo de administração do próprio dinheiro). 

A circunstância financeira a qual você está submetido, é sempre o que vai sinalizar com maior precisão se a compra à vista é realmente a sua melhor opção.

Consórcio: compra à vista com planejamento


No caso do consórcio, você paga as parcelas até a conclusão do grupo, dentro do prazo contratado. 

Quando for contemplado com a carta de crédito, o que acontece entre o primeiro e o último mês, você já pode comprar seu automóvel, mas continua pagando as parcelas normalmente. 

Entre as vantagens dessa opção, estão: 

Pagamento parcelado


Aqui você paga seu carro parcelado, sem abrir mão da sua reserva de emergência e sem se descapitalizar. 

Assim, não tem que apertar seu orçamento nem abrir mão de momentos de lazer para fazer uma economia mais pesada.

Como a parcela é escolhida de acordo com sua capacidade financeira, você consegue se planejar e pagar tranquilamente, sem desperdícios e sem causar grandes impactos em seu equilíbrio financeiro.

Negociação favorável


Você com certeza sabe que, com dinheiro na mão, tem o que chamamos de poder de barganha, podendo conseguir descontos e condições mais favoráveis. 

Por que não elencamos isso como vantagem da compra à vista? Simplesmente porque no consórcio isso também acontece!

Para o vendedor, a carta de crédito é sinônimo de dinheiro, pois ele vai receber o pagamento de uma única vez. Então você pode, sim, usar isso a seu favor para conseguir melhores condições de compra!

Planejamento facilitado


Como falamos, você vai escolher a parcela de acordo com sua capacidade mensal. Existe, então, a vantagem de poder se planejar com tranquilidade para os próximos anos. 

Isso é bom, também, em outro aspecto: é possível começar a ter domínio do seu planejamento financeiro, fazendo seu orçamento mensal e observando seus gastos.

Tudo isso melhora até sua saúde financeira, pois ensina a se planejar e ter uma economia pessoal bem direcionada. 

No fim das contas, você tem total controle sobre como vai pagar seu automóvel e suas demais contas mensais. Não parece ideal?

Ausência de juros


Se você ainda tem algum tipo de dúvida nesse sentido, vamos resolver agora: o consórcio não é financiamento! Portanto, você não paga juros pelo valor do bem. O que entra nessa conta são outros custos, como:

Taxa de administração: o valor pago à administradora para gerir seu dinheiro e o dinheiro dos outros participantes do grupo, aplicando-o para garantir seu poder de compra;

Seguro prestamista: é um valor simbólico pago por todos os participantes para que, em caso de falecimento, invalidez, desemprego ou outro incidente que comprometa a capacidade de pagamento de qualquer um, o grupo não fique prejudicado. 

Vale lembrar que não é todo consórcio que cobra esse seguro, ok?

Somando esses gastos e distribuindo a quantia no valor mensal, o CET (de que falamos há pouco) ainda é bem menor que os juros que você pagaria em um financiamento.

Desconto ao comprar carro à vista? 


Segundo os especialistas, não são só os vendedores de carros que podem se munir de artimanhas para fechar negócios. Você também dispõe de armas para defender seus interesses e assegurar uma aquisição vantajosa.

Assim, você deve procurar conhecer o bem pretendido da melhor maneira possível, antes de assinar o contrato. Portanto, procure informação e aproveite a internet para usá-la ao máximo.

Pessoas mais informadas fazem negócios de melhor qualidade e são menos suscetíveis a ser enganadas. Por isso, fazer uma pesquisa ajuda a evitar surpresas desagradáveis com o carro.

Ficou interessado? Conheça o consórcio do Grupo Carbel e inicie a sua jornada de comprar carro à vista de forma planejada com o consórcio!