como usar decimo terceiro salario em um consorcio

Como usar décimo terceiro salário em um consórcio

Usar o décimo terceiro salário em um consórcio pode ser um ótimo investimento para você que ainda está pensando sobre o que fazer com ele.

Todos concordamos que um dos momentos mais aguardados por todos os trabalhadores CLT, é o recebimento do décimo terceiro salário. 

Com certeza faz uma boa diferença no orçamento de qualquer um, ainda mais no fim ano. Porém sabemos que muitos brasileiros não sabem como utilizar de maneira consciente.

Investir o décimo terceiro salário em um consórcio é uma das melhores formas de fazer o dinheiro trabalhar a seu favor. 

É um método inteligente para alcançar objetivos, pois permite a compra do seu bem, por meio do pagamento de parcelas mensais. 

Isso faz do consórcio uma ferramenta para uma vida financeira mais organizada e tranquila, sem dores de cabeça ao adquirir bens de alto valor, como um carro, por exemplo.

Para você que tem um consórcio, separamos uma lista com formas de usar o décimo terceiro salário em um consórcio. 

Se você ainda não tem um consórcio, não se preocupe, ao final deste texto tem uma dica especial para você.

Vamos lá? 

Usar décimo terceiro salário para antecipar parcelas


Caso você não tenha nenhuma pendência de pagamento, pode aproveitar esse dinheiro extra pensando em eliminar algumas dívidas, como antecipar o pagamento do consórcio, o que reduz o seu prazo com a Administradora.

Para antecipar suas parcelas, se você ainda não foi contemplado, deve consultar as condições acordadas em contrato com a Administradora. 

Caso já tenha sido contemplado, pode antecipar as parcelas a qualquer momento após a contemplação. 

Usar décimo terceiro salário para oferecer lances


Com o seu consórcio em dia, para tentar antecipar sua contemplação pode ofertar um lance com o seu décimo terceiro salário. 

Ou seja, você conta com a sorte, mas também com o seu planejamento financeiro.

Investir certa porcentagem do valor da sua carta de crédito, coloca você em um seleto grupo de consorciados e amplia suas chances de conquistar sua meta. 

Por isso, quanto maior o lance ofertado, maiores as possibilidades de conquistar seu carro novo, em poucos dias.

Dessa forma, o vencedor do lance é aquele que realizar a maior oferta dentro das regras previstas e somente terá que fazer o pagamento quem vencer essa disputa. 

Em caso de empate, pode ser feito um sorteio ou adotado outro critério de desempate previsto em contrato.

Você também pode aproveitar as 6 dicas para ser contemplado em um consórcio mais rápido, disponível em nosso blog. 

A dica número 4 é essencial se você quiser usar o décimo terceiro salário para ofertar lances. 

Usar décimo terceiro salário para complementar o valor da carta de crédito


Se você é uma pessoa mais ousada e arrojada, essa ação é perfeita para você. 

Se você já foi contemplado e ainda não usou a carta de crédito, pode aproveitar o dinheiro recebido no final do ano para complementar o valor do crédito, caso ele tenha valor maior.

Isso não é obrigatório em nenhuma circunstância, mas é interessante para quem deseja adquirir um bem com valor maior que o planejado anteriormente.

Vale lembrar que o consorciado tem flexibilidade na hora da aquisição, mesmo que seu contrato seja referenciado em determinado bem, você pode adquirir outro, desde que pertencente à mesma categoria.

Ou seja, você pode ter feito um consórcio para comprar um carro x, mas quando for contemplado, pode optar por comprar um carro y, ou até mesmo uma moto.

Usar o décimo terceiro salário para regularizar o consórcio


Acertar as dívidas é uma das utilizações mais comuns para o décimo terceiro salário.

A prioridade para quem está em situação de inadimplência deve ser sempre o pagamento das contas em atraso. 

No Consórcio não é diferente. Se você está inadimplente, sua prioridade deve ser colocar as prestações em dia.

Principalmente para tornar viável a sua contemplação, pois você pode ter sua contemplação cancelada se as parcelas estiverem atrasadas, ou nem sequer participar dos sorteios enquanto a situação persistir. Em casos mais extremos, você pode ser excluído do grupo.

Se o atraso ocorreu após a sua contemplação, você deve seguir pagando as parcelas até o final, mas o atraso pode levar a execução de leis impostas em contrato pela Administradora, como busca e apreensão do veículo.

Além disso, como o consórcio é uma forma de alcançar objetivos em grupo, é preciso garantir a segurança e o direito de compra de todos os participantes. 

O atraso das parcelas traz prejuízos tanto para consorciados ainda aguardando a contemplação quanto aqueles já contemplados.

Dessa forma, procure a Administradora e regularize sua situação o mais rápido possível, para evitar maiores transtornos.

Usar décimo terceiro salário para quitar o consórcio


Fazer um investimento a longo prazo pode gerar ansiedade em algumas pessoas. Se esse é o seu caso, e você quer adquirir o bem que está investindo, vai considerar formas de quitar a sua cota de consórcio o quanto antes.

Por mais que o consorciado tenha direito de quitar a cota de consórcio quando desejar e pelo prazo do contrato, precisa estar atento às regras específicas do grupo em que está inserido.

Se você já foi contemplado, pode quitar todo o saldo em aberto junto à administradora. 

Com isso, não será preciso arcar com as correções de valor da montadora, será aberto um espaço no orçamento, e o consorciado encerrará sua participação no grupo, tendo todas as garantias liberadas.

A quitação do consórcio (ou mesmo a antecipação das parcelas) não implica necessariamente na concessão de descontos do valor pago. 

A negociação deverá ser feita direto com a administradora.

Dica especial se você quiser começar um consórcio


Se você está pensando em fazer um consórcio, que tal usar o seu dinheiro extra para investir em conquistar o seu bem desejado?

O Consórcio do Grupo Carbel te ajuda nessa conquista independente de qual seja o modelo dos seus sonhos.

Oferecemos vários planos com preços que cabem no seu orçamento. Faça uma simulação de consórcio online e dê o primeiro passo agora mesmo! 

Você também pode acessar nosso blog e conhecer tudo sobre o consórcio, lá temos conteúdos que explicam como contratar um consórcio, como avaliar uma administradora, como ser contemplado rápido e muito mais!