como funciona o consorcio

Como funciona o consórcio

Se você está planejando comprar um imóvel, um veículo, ou qualquer outro serviço, e está considerando diferentes opções de crédito, é importante entender como funciona um consórcio e avaliar se é adequado para você.

Ao pesquisar sobre as diversas maneiras de adquirir algo, como poupar dinheiro, pedir empréstimos, financiar ou participar de um consórcio, você pode considerar todas as opções disponíveis e comparar as vantagens e desvantagens com sua situação pessoal.

Neste post, explicamos o que é um consórcio, incluindo como funciona, seus pontos positivos, os principais tipos disponíveis e quem se beneficia dele. Vamos lá?

O que é o consórcio

O consórcio é uma modalidade de compra coletiva, na qual um grupo de pessoas se une com o objetivo de adquirir um bem ou serviço de valor mais elevado, como um carro, uma casa ou um serviço de viagem, por exemplo.

O grupo é formado por pessoas que concordam em contribuir com uma quantia financeira mensal ou periódica, que é reunida em um fundo comum, gerenciado por uma empresa administradora.

Ao longo do tempo, os integrantes do grupo são contemplados com o direito de utilizar uma parte desse fundo para adquirir o bem ou serviço desejado. Esse direito pode ser obtido por sorteio ou por lance, dependendo das regras estabelecidas pelo grupo.

O consórcio é uma opção interessante para quem não tem pressa em adquirir o bem ou serviço, e quer se planejar financeiramente para alcançar esse objetivo. 

Além disso, é uma forma de evitar taxas de juros abusivas, já que a empresa administradora cobra apenas uma taxa de administração pelo serviço prestado.

Tipos de consórcio

Sim, um consórcio pode ser utilizado para adquirir não apenas bens móveis e imóveis, mas também serviços. 

Alguns exemplos incluem a aquisição de carros, motos, barcos, aeronaves, máquinas, casas, apartamentos, lojas comerciais, viagens, aparelhos eletrônicos e até mesmo cirurgias.

Apesar de ser possível utilizar um consórcio para diversas finalidades, os tipos mais comuns de consórcio ainda são para a aquisição de imóveis, carros e motos. Isso porque esses são bens de alto valor e muitas vezes exigem um planejamento financeiro maior por parte dos compradores.

Como funciona o consórcio

O consórcio funciona através do pagamento de parcelas pelos integrantes, que são reunidas em um fundo comum. O número de vagas no grupo, o valor do bem ou serviço consorciado e o prazo de pagamento são definidos previamente.

Em determinados momentos, previstos em contrato, ocorrem sorteios ou lances entre os integrantes, determinando quem receberá o valor do bem ou serviço consorciado retirado do fundo comum. 

Todo o funcionamento do grupo é regulado pelo contrato de consórcio, que estabelece valores, duração, formas de resgate, número de integrantes, lances, taxas de administração, entre outros termos e mecânicas.

Alguns desses termos e mecânicas são predominantes em quase todos os consórcios, e incluem:


  • Parcela: o valor pago pelos integrantes do consórcio para contribuir com o fundo comum.

  • Fundo comum: a soma das parcelas pagas pelos integrantes, que é usada para comprar o bem ou serviço consorciado.

  • Sorteio: momento em que um ou mais integrantes são escolhidos para receber o valor do bem ou serviço consorciado retirado do fundo comum, de forma aleatória.

  • Lance: momento em que os integrantes podem oferecer um valor maior do que o da parcela para tentar serem escolhidos para receber o valor do bem ou serviço consorciado retirado do fundo comum.

  • Contemplação: momento em que um integrante é escolhido para receber o valor do bem ou serviço consorciado retirado do fundo comum, seja por sorteio ou lance.

  • Taxa de administração: valor pago pelos integrantes para a empresa administradora do consórcio pela gestão do grupo e do fundo comum.

Vantagens do consórcio

Para quem planeja adquirir um veículo ou imóvel a longo prazo, as diferenças do consórcio em relação a outras formas de pagamento podem parecer vantajosas. 

No entanto, é importante considerar que essas mesmas vantagens podem não ser adequadas para outras pessoas. Abaixo, listamos alguns pontos a serem analisados para decidir se o consórcio é a melhor opção:


  • Ausência de taxa de juros: embora o consórcio não tenha juros, é preciso levar em conta a taxa de administração. É importante comparar os custos totais do consórcio com outras opções de empréstimo.

  • Ausência de entrada: para quem não tem dinheiro guardado, essa pode ser uma grande vantagem.

  • Menos burocracia: comprar uma cota de consórcio é um processo mais simples e rápido do que solicitar um financiamento. Além disso, não é necessário apresentar fiadores até o momento de usar a carta de crédito.

  • Uso livre do dinheiro: após a liberação da carta de crédito, o consorciado tem a liberdade de usar o dinheiro para adquirir o bem desejado ou pedir o valor em espécie. Caso mude de ideia, é possível usar o dinheiro para adquirir outro bem do mesmo segmento. No entanto, é importante destacar que essa liberdade só ocorre após a última assembleia ou ao quitar o consórcio.

Para quem o consórcio é indicado?

O consórcio pode ser indicado para pessoas que não precisam utilizar imediatamente o bem ou serviço adquirido e que não possuem uma quantia significativa para dar entrada em um financiamento. 

Também, é uma boa opção para quem deseja evitar os juros do financiamento tradicional. Mas, é importante avaliar bem a sua situação financeira e de vida antes de optar pelo consórcio, pois mesmo que pareça vantajoso agora, suas necessidades podem mudar no futuro.

Além disso, é importante lembrar que o consórcio exige disciplina e organização financeira. Você precisará pagar as parcelas mensalmente, mesmo que não tenha sido contemplado ainda. 

Dessa forma, é preciso considerar que o tempo de espera para ser contemplado pode ser longo, o que pode ser um problema para quem precisa do bem com urgência.

Vale ressaltar que, antes de tomar uma decisão sobre fazer um consórcio, é fundamental pesquisar sobre as administradoras disponíveis no mercado e analisar com cuidado as condições e taxas oferecidas. 

Comparar os custos do consórcio com os de um empréstimo e verificar se a opção escolhida cabe no seu orçamento, também são pontos importantes a serem considerados.


Como vimos, o consórcio pode ser uma alternativa vantajosa para quem não tem pressa em adquirir um bem e não possui uma boa quantia para dar entrada em um financiamento. É preciso avaliar cuidadosamente sua situação financeira e de vida antes de decidir se essa é a melhor opção para você.

Se você está buscando uma forma de adquirir veículo de forma planejada e sem juros, o consórcio é uma excelente opção. E para isso, o Consórcio Grupo Carbel é a escolha ideal, com ampla experiência no mercado e uma equipe especializada em atender suas necessidades. 

Com o Consórcio Grupo Carbel, você pode realizar o sonho de adquirir um automóvel, de forma simples, segura e econômica. Não perca mais tempo, adquira já a sua cota e realize seus planos!