12 situacoes para considerar antes de contratar um consorcio

12 situações para considerar antes de contratar um consórcio

Não entender o propósito do consórcio, ou ter pressa para ser contemplado: essas são apenas algumas situações que acontecem com quem aposta nessa modalidade para realizar seus objetivos. 

O detalhe é que esses equívocos podem adiar ou, até mesmo, impossibilitar o sucesso da empreitada.

São milhões de brasileiros que participam de algum tipo de consórcio. Porém, nem todos estão cientes das questões a que devem estar atentos antes da contratação. 

Por isso, listamos 12 situações que você deve considerar antes de contratar um consórcio. 

Você se encaixa em alguma delas?


1 - Procurar instituições autorizadas


Não basta juntar um grupo de pessoas interessadas em adquirir um consórcio e vender cotas, até porque, essa prática é ilegal.

Na verdade, é preciso procurar instituições idôneas e que sejam devidamente autorizadas pelo Banco Central para atuar com esse modelo de negócio.

Pode acreditar: são muitos os casos de consórcios que não têm autorização para funcionar. 

Por isso, para checar essa informação crucial, procure pela permissão no site do Banco Central. 


2 - Sorteio não é garantido


Anote aí: cotas com contemplação garantida simplesmente não existem! Não tem como assegurar a carta de crédito em prazo determinado, pois isso depende do prazo máximo da existência do grupo, podendo levar meses ou anos até que haja sorteios suficientes para todos. 

Assim, se alguém prometer garantia de contemplação em sorteio, abra os olhos!

Claro que pode e vai acontecer, caso você não opte por dar lances para ser contemplado, mas não há um prazo certo. 


3 - Taxas


Na prática, nem só de taxas administrativas vivem os consórcios. Alguns deles trabalham com custos extras, como fundos de reserva para cobrir eventuais perdas com inadimplência e assegurar a contemplação de todos os participantes.

Seja como for, a regra é uma só: todas as taxas devem ser informadas no momento da contratação. 

Para não ser surpreendido com cobranças inesperadas, informe-se com antecedência e inclua esses gastos em seu planejamento financeiro.


4 - Acompanhe as movimentações


Ao contrário do que muita gente pensa, um consórcio envolve mais que apenas a quitação das parcelas. Como vamos destacar em outro tópico, para ficar por dentro das contemplações e de toda a movimentação financeira do grupo, também é preciso participar das assembleias.

Vale lembrar que qualquer inconsistência verificada é passível de averiguação por parte do Banco Central, que pode se tornar um processo administrativo.


5 - Programe-se para não atrasar os pagamentos


Uma das grandes vantagens do consórcio em relação a outros tipos de investimento é a ausência de juros. 

Mas, atenção, essa condição só se mantém quando o consorciado paga as parcelas em dia, dentro do prazo. Se atrasar as prestações, multas e juros podem, sim, ser cobrados.

Além disso, como o consórcio é um empreendimento conjunto, feito por um grupo de pessoas, todos os outros participantes também poderão ficar prejudicados de alguma maneira. Pode ser que surja a necessidade de aumentar a taxa de reserva, por exemplo.

Ainda, se a inadimplência se agravar, a administradora tem o direito de retirar o consorciado do grupo. Nesse caso, ele deve esperar o término do plano para resgatar o dinheiro já investido.


6 - Seja paciente


Não adianta: um dos maiores erros ao contratar consórcio é a pressa. Trata-se, afinal, de um investimento de médio a longo prazo. 

Há, porém, algumas possibilidades de contemplação mais rápida. Uma das formas de receber a carta de crédito antes do fim do prazo do grupo é, claro, sendo sorteado. Mas, também, é possível oferecer lances, concorrendo a uma contemplação antecipada. 

De toda forma, a paciência continua sendo fundamental, uma vez que não há garantia de antecipação.


7 - Contemplação não é quitação


Equivocadamente, muitos consorciados pensam que a contemplação vai quitar o restante das parcelas em aberto. Isso não é verdade. 

Mesmo com a carta de crédito em mãos, o participante continua comprometido com o grupo, precisando fazer os pagamentos até o fim do contrato. 

A contemplação só significa o recebimento do bem antes de o valor integral ser pago à administradora.

Para você ter uma ideia, em casos de contemplação, o bem fica em alienação fiduciária. Legalmente não é possível vendê-lo ou transferi-lo para outra pessoa até que ocorra a transferência de propriedade para o consorciado. 

E isso só acontece mediante a quitação total dos débitos com a administradora.

Lembrando que, se já tiver o valor reservado para isso, o consorciado tem liberdade para quitar todas as parcelas restantes. Especificamente nesse caso, ele consegue completar o pagamento antes do prazo.


8 - Consórcio com nome sujo


Geralmente, para participar de um consórcio, ter o nome com restrição não é um obstáculo. Na maioria dos casos, porém, é preciso estar com o nome limpo no ato da contemplação, já que essa é uma circunstância que dá à administradora o direito de negar a liberação da carta de crédito, fato que consta legalmente do contrato.

De olho nisso, trate de garantir, ao menos ao longo do processo, que não existirão pendências financeiras em seu nome quando for contemplado. Esse cuidado evitará que você precise adiar a conquista de seu objetivo!


9 - Entenda o propósito do consórcio


Para tirar o melhor proveito de todas as vantagens de um consórcio, é essencial entender o propósito dessa forma de compra. 

Isso envolve, principalmente, saber que os consórcios são um planejamento e uma forma de gerar poupança e permitir a aquisição de um bem sem ter que desembolsar uma grande quantia de uma só vez. .

10 - Endividamento


Um dos erros ao contratar consórcio é não considerar imprevistos na vida pessoal, possíveis os reajustes e as taxas cobradas nessa modalidade, como já falamos.

Mas, tomando esse cuidado, você evita se endividar além da conta durante o pagamento das parcelas. 

Então, mantenha-se na linha, controle os gastos e não atrase as parcelas do consórcio, já que você não sabe quando a contemplação virá. 

Lembre-se: estar com os pagamentos em dia é condição indispensável para receber a carta de crédito quando for sorteado.


11 - Planejamento


Diante da importância de manter em dia as parcelas do consórcio, o planejamento financeiro é essencial. Então, antes de investir nessa possibilidade, você deve avaliar seu orçamento e fazer as contas para ter certeza de que a parcela do plano escolhido cabe no seu bolso.

Algumas estratégias podem ajudar nessa tarefa: anote todos os seus gastos, corte as despesas desnecessárias, mantenha uma reserva de emergência e consiga novas fontes de renda. 

Essas dicas, se somadas, podem facilitar a organização financeira que permitirá o pagamento em dia das parcelas do consórcio, além de evitar dívidas.


12 - Assembleias


Muitas pessoas entram em um consórcio, mas se ausentam das assembleias, seja por preguiça ou por não conseguir encaixar a presença nesse evento em sua rotina. Esse é um erro frequente entre muitos consorciados e que precisa ser mudado.

As assembleias, que podem ser realizadas tanto presencialmente quanto em ambiente virtual, envolvem todos os consorciados e os representantes das administradoras para sortear as pedras-chave que determinam quem serão os contemplados a cada mês. Além disso, todo o processo de oferecimento dos lances ocorre nesse momento.

Nelas, ainda são definidos pontos essenciais na boa condução do consórcio, por meio de votação entre os presentes. 

Como todos os consorciados ativos (ou seja, com as parcelas em dia) têm direito a voto, não participar dos encontros nunca é bom negócio, já que você deixa decisões importantes nas mãos dos outros.


Os consórcios são uma forma segura e confiável de atingir seus objetivos. De qualquer forma, é sempre importante conhecer as principais situações ao contratar um consórcio e saber como evitá-las para obter o retorno esperado com esse investimento.

Está procurando por um consórcio de veículos? Conheça o Consórcio do Grupo Carbel. Faça uma simulação online e comece a se planejar!